10 atividades para pessoas hiperativas

Índice

Sabemos que é muito provável uma pessoa ter hoje hiperatividade, se tornou na verdade um transtorno muito comum, e não há problema algum nisso. Porém, é necessário buscar por alternativas, nesse sentido confira 10 atividades para pessoas hiperativas.

Atividades que proporcionem ao indivíduo uma qualidade de vida melhor, sem sentir que está sufocado com sensações ruins.

O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) possui como comportamento principal a falta de atenção ou a agitação, como o próprio nome já propõe. Esse transtorno é mais comum na fase de criança, e caso você esteja passando por isso veja a nossa lista de atividades para pessoas hiperativas.

As atividades que listaremos hoje servem tanto para proporcionar um momento mais leve na cabeça dessa criança como estimular outras características importantes para ela. Vamos conferir?

Atividades para pessoas hiperativas

Jogos relacionados a memória

Pessoas que têm o déficit de atenção e a hiperatividade costumam possuir uma certa dificuldade em se lembrar das coisas, até porque prestar atenção corretamente é impossível.

Comunidade da Fepo

Muitas vezes a pessoa lembra de partes do que ocorreu, mas por não conseguir focar exatamente naquilo lembrar de tudo que foi feito é quase impossível.

Por isso, uma forma de diminuir esse problema é desenvolver jogos de memória, estimulando essa habilidade, a exemplo da memorização ou identificação de alguns elementos.

Pintura e argila

A pintura e o uso da argila oferecem às crianças com o TDAH a chance se de expressar de outra forma, sem que haja uma comunicação verbal.

A pintura ou o uso da argila também estimula a autoconfiança, afinal não existe um padrão a ser seguido.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Nunca é tarde demais para usar esses elementos, então mesmo que o indivíduo não seja mais criança, essa atividade vale para todas as idades.

atividades_para_pessoas_hiperativas

Montando blocos

De fato, a maioria das crianças já brincou de montar blocos, e essa sensação é muito boa.

Inclusive, essa atividade se torna indispensável para pacientes com TDAH, pois elas apresentam empecilhos para completar tarefas comuns, o que lhes traz frustração ou impaciência.

Chat de Apoio Emocional

Os brinquedos podem ser mais fáceis de uso e depois ir aumento o grau de dificuldade.

Prática de qualquer tipo de esporte

Não só as pessoas com TDAH deve praticar esporte, mas todo mundo, afinal essa prática resultado em pontos positivos para todos independente de qual transtorno apresente.

Porém, tratando sobre pacientes com TDAH em específico, é necessário ressaltar que essas pessoas, ao praticarem esportes, aprenderão a seguir regras e orientações, pois a maioria dos esportes apresentam regras para a prática.

Além disso, a pessoa pode gastar toda a sua energia, liberando essa sensação hiperativa em algo positivo.

Incentivar a leitura é muito importante

Sabemos que os pacientes com TDAH apresentam muitas dificuldades relacionadas a concentração, e por esse motivo você, na posição de responsável ou próximo, deve sempre estimular essa atividade.

A leitura e o seu incentivo devem começar logo quando pequenos, e pode ser iniciado com livros mais fáceis, lotados de figuras e poucos textos. Com o tempo, você deve oferecer a essa pessoas livros com mais profundidade e conteúdo, permitindo a reflexão.

Programa de Atendimento Social

Livros de colorir

Os livros de colorir, ao contrário do que muitos pensam, não é uma coisa positiva somente para as crianças, mas também para a ansiedade em adultos.

Colorir, mesmo que dentro do padrões do livro, se tiver, traz uma paz para quem está fazendo, pois lhe confere a liberdade de depositar sentimentos ali naquele papel.

Montar quebra-cabeça

A montagem de quebra-cabeça com certeza é um jogo que desafia diversas habilidades nas pessoas, sendo uma delas a inteligência. Portanto, no caso de crianças com TDAH é interessante que se apresente logo essa modalidade.

O quebra-cabeça também oferece um raciocínio e pensamento lógico para as crianças, pois tanto a composição como a decomposição das figuras serão importantes para a montagem.

É necessário manter a atenção e concentração, e essas são as habilidades principais a serem estimuladas na criança ou adulto com TDAH.

Jogos de adivinhação

A adivinhação estimula tanto o pensamento lógico da pessoa, como o reconhecimento e a dedução, então é um jogo que incentiva as principais habilidades que uma criança com TDAH precisa.

Com o tempo, a pessoa começa a desenvolver perguntas mais objetivas quanto ao jogo e isso faz com que a sua lógica seja desenvolvida.

Brincadeira de morto-vivo

Brincar de morto-vivo pode ser um desafio de início, porém ao longo da brincadeira a criança é estimulada a se concentrar e controlar a impulsividade.

Além disso a brincadeira é uma boa opção para dar umas boas gargalhadas e envolver outros adultos que também se encaixam no quadro do TDAH.

Brincadeira de estátua

A brincadeira de estátua, sendo o nosso último exemplo do texto de hoje, é uma excelente opção para a atenção da pessoa.

Além disso, a brincadeira de estátua também controla os impulsos, o que faz com que essa pessoa seja mais focada nos objetivos, colocando sempre a lógica antes da hiperatividade.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta