A Terapia Infantil é o espaço dedicado ao atendimento e atendimento psicológico de crianças e adolescentes durante a fase evolutiva da infância e adolescência, aqui na Fepo os atendimentos são realizados a partir dos 6 anos, período este que se estende até aproximadamente os 18 anos. Mas é importante consultar a faixa etária de cada plataforma ou clínica.
Alguns dos benefícios da Terapia Infantil para a criança são os seguintes:
- Reduza os conflitos em casa e na escola.
- Alcance o bem-estar em todos os círculos do seu filho.
- Promova o desenvolvimento emocional e pessoal.
- Adquira estratégias para resolver seus problemas.
Da mesma forma, vale destacar os benefícios que a frequência da Terapia Infantil traz para a família :
- Entenda melhor como seu filho ou filha funciona.
- Adquira diretrizes educacionais para uma melhor governança familiar.
- Recupere a paz de espírito em casa.
- Melhore as relações dentro do núcleo familiar.
Quando levar uma criança ao psicólogo para terapia infantil?
Como pais e mães, muitas vezes encontramos dificuldades em administrar os conflitos domésticos e educacionais de nossos filhos e filhas. Nesse sentido, ir ao psicólogo é apropriado, por um lado, na presença de transtornos mentais na infância e na adolescência , como TDAH, Transtorno do Espectro do Autismo, Transtornos do Comportamento e Transtornos de Aprendizagem, para citar alguns dos mais frequentes. e, por outro lado, diante de qualquer dúvida ou problema relacionado à educação e saúde mental de nossos filhos e filhas que, embora não nos pareçam ter uma grande dimensão a princípio, pode ser um passo a mais para ajudar a melhorar. sua saúde emocional.
Devemos lembrar também que, em muitas ocasiões, a terapia infantil é ainda mais eficaz do que a psicoterapia em adultos, e ainda mais se for iniciada cedo e cedo.
Quais são as funções de um psicólogo infantil?
- Avaliação psicológica específica dos problemas que surgem na infância e na adolescência: neste sentido, o psicólogo infantil utiliza instrumentos psicométricos ajustados à idade da criança para aumentar a validade de sua avaliação e, assim, obter um diagnóstico mais confiável.
- Terapia individual e em grupo : além da terapia individual, o psicólogo infantil utiliza, em muitos casos, a terapia de grupo como método complementar. Durante a infância e a adolescência, uma das fontes de reforço é o grupo de pares, portanto, ter um grupo de tratamento com outras crianças ou adolescentes pode ajudá-los a se sentirem refletidos, compreendidos e, assim, aumentar a utilidade da terapia.
- Orientação educacional : esta função está mais voltada para o trabalho com os pais. A partir de um contato coordenado e cooperativo com os pais, a psicóloga infantil procura dar orientações educativas de acordo com os conflitos presentes no lar.
O que fazer quando uma criança não quer ir ao psicólogo?
A forma de se preparar para informar a criança ou adolescente da possibilidade de ir ao psicólogo varia de acordo com a idade:
- Até 3 anos , nenhuma explicação é necessária antes da consulta e, se os pais considerarem oportuno informá-lo com antecedência, recomenda-se que a informação fornecida seja puramente descritiva.
- Dos 3 aos 6 anos , recomenda-se informar a criança imediatamente da visita e atentar-se para as dúvidas da criança, para não aumentar a ansiedade que pode gerar.
- Dos 6 aos 12 anos é oportuno relatar a visita ao psicólogo vários dias antes, dando informações explícitas e estimulando perguntas.
- Em adolescentes , a decisão de ir ao psicólogo pode depender em maior medida do próprio adolescente, portanto, nestes casos, sua motivação será importante e necessária. Nesse sentido, estudos mostram que apenas 5 a 10% dos adolescentes que precisam de ajuda a solicitam.
Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo e que ele possa de alguma forma te ajudar no quesito terapia infantil.
Confira os psicólogos Fepo que atendem terapia infantil clicando aqui.