Como perder o medo de falar em público?

Índice

O falar em público requer pela maioria das pessoas um grande esforço e para alguns, é uma dor real. Para saber como como perder o medo de falar em público continue lendo. 

As mãos ficam suadas, os batimentos cardíacos acelerados e uma sensação de pânico se espalha, o medo de falar em público pode literalmente travar a voz.

Quais causas estão por trás do medo de falar, por que o medo do público é um aspecto importante antes de uma apresentação e como você pode finalmente superar esse medo?

Comunidade da Fepo

Supere o medo

O grau de medo de falar difere de pessoa para pessoa, como qualquer outro medo. Isso significa que o medo também aparece em várias situações. Algumas situações clássicas devem ser mencionadas:

Apresentação na escola. A ansiedade pode ocorrer desde a infância e à adolescência. Dessa forma, as apresentações na escola se tornam um enorme desafio para as pessoas afetadas.

Apresentação na universidade. Em algum momento durante o curso, chega o momento em que uma apresentação precisa ser feita, inclusive na hora de apresentar o temido TCC, surgindo um medo inexplicável. 

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Reunião no escritório. Mesmo uma reunião na vida profissional cotidiana, com relativamente poucas pessoas presentes, pode ser suficiente para provocar o medo de falar em público.

Discurso em uma festa de família. Mesmo em um ambiente familiar, o medo de falar pode se tornar um problema. É quase impossível para muitos fazer um discurso, mesmo que você conheça todos os presentes.

Que medos você desencadeia?

Mas o que está por trás disso?

Chat de Apoio Emocional

A logofobia é o medo de falar em público, portanto, um dos principais problemas do medo da fala é o medo da rejeição social. Especificamente quando uma palestra ou apresentação deve ser dada a um grupo de pessoas, esse medo pode ser subdividido ainda mais.

O medo de falhar

Aqueles que têm medo de falar estão muito preocupados com a forma como sua apresentação será recebida. 

O medo de ser ridicularizado

Pode ser irracional, mas é exatamente isso que os medos são por natureza. Quem tem medo de falar tem medo de se envergonhar e de ser ridicularizado por seu discurso.

O medo de ser o centro das atenções

Programa de Atendimento Social

Em alguns casos, a apresentação nem importa. Apenas o sentimento de ser o centro das atenções e ser observado por todos os presentes pode ser suficiente para causar ansiedade.

Medo de falar em público? Entenda como a realidade virtual pode te ajudar

Como perder o medo de falar em público?

Como em outros medos, é difícil remover completamente o medo da fala da noite para o dia. Está profundamente enraizado no caráter e em parte foi moldado por experiências negativas no passado.

Imagem 1 do artigo Como perder o medo de falar em público?

Obviamente, isso não significa que você estará exposto ao seu medo, indefeso, no futuro. É preciso muita coragem e perseverança, mas com a vontade necessária você pode perder o medo de falar em público

Essas dicas ajudarão você a deixar para trás o medo de falar em público

  • Perceba que você não está sozinho

O medo de falar em público não é incomum. Cerca de 40% das pessoas têm medo de fazer discursos públicos. 

  • Aprenda alguns exercícios de relaxamento

Se você perceber que o pânico e o nervosismo ganham vantagem, um exercício de relaxamento pode ajudar a aliviar o estresse e a se acalmar novamente.

Você precisa descobrir por si mesmo qual exercício de relaxamento alcança os melhores resultados para você. Uma técnica simples de respiração que possa ser usada em qualquer situação: inspire normalmente, mas prenda a respiração por alguns segundos após expirar. Isso pode ser repetido até o relaxamento começar.

  • Prepare-se extensivamente

Quanto melhor a preparação, menor a probabilidade de algo dar errado durante a sua apresentação em público, também ajuda a reduzir a pressão que geralmente se aproxima.

  • Seja consciente de seus medos

Se você quiser superar o medo, precisará lidar com essas áreas conscientemente. Portanto, não tente suprimir seu medo, mas lide deliberadamente com ele: de onde vem seu medo falando com outras pessoas? Houve uma experiência negativa que desencadeou esse sentimento? Também pode ajudar a imaginar um cenário realista de pior caso. 

O que de pior pode acontecer? Talvez você não se lembre de uma palavra ou alguns ouvintes não gostem da sua apresentação. Mas isso é motivo suficiente para o seu medo?

  • Compartilhe seu medo abertamente com o público

Certamente será necessário algum esforço, mas é uma boa estratégia contar ao público sobre seu nervosismo no início. Além disso, muito estresse e tensão desaparecerão se você tiver conseguido informar seu público sobre seu medo. 

  • Mantenha contato visual com o público

Sua insegurança não melhorará se você apenas olhar para baixo enquanto estiver falando. Toda a sua linguagem corporal afeta como os outros o percebem, mas também como você se sente. 

Fique de pé e levante a cabeça. Procure contato visual na plateia, de preferência com uma pessoa que lhe pareça agradável. Você não apenas parecerá mais confiante, como estará realmente.

Procurando ajuda profissional

Se você sofre com o medo de falar em público e sente que não pode controlá-lo, pode encontrar um psicólogo especializado para te ajudar. Os melhores Psicólogos você encontra clicando Aqui.

A ansiedade pode levar a restrições na sua vida profissional e privada. Pode impedi-lo quando se trata de atingir seus objetivos na vida. E isso pode deixá-lo temporariamente irritado ou desamparado.

Mas deixe-me dizer uma coisa. Se você realmente quer superar seu medo de falar em público, pode fazê-lo.

Assim que você entender bem suas preocupações com a fala, poderá se concentrar em coisas completamente diferentes durante suas apresentações. Não se trata mais simplesmente de sobreviver à apresentação, mas de inspirar e impressionar seu público.

O que você está fazendo para superar seu medo de falar em público? Deixe-nos um comentário, para que possamos motivar, construir ou celebrar um ao outro! 

E não se esqueça precisando pode contar com a gente, no conforto da sua casa esse medo pode ser superado.

Agende agora mesmo uma consulta com os melhores especialistas do mercado. 

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta