10 comportamentos que ajudam a lidar com o processo de luto
Como vencer o luto? Listamos alguns comportamentos que podem te ajudar no entendimento de como superar o luto da mãe, pai, filho, marido ou ente querido. Entenda o que fazer quando alguém está de luto, e também as fases do luto e algumas atividades para trabalhar o luto psicológico, e receba uma dose de esperança e fé no enfrentamento da morte.
Fale sobre suas emoções
A morte é um tema que comumente fugimos de falar, mas ela pode ser um impulso para vida e seu valor. Falar sobre o luto é uma forma eficaz de externar a dor e trazer à tona lembranças que manterão viva em nosso coração quem partiu.
Antes de mais nada, fale sobre suas emoções, compartilhar por exemplo, uma imagem de luto por um amigo é algo especial. Pois a perda de algo ou alguém especial é dor que precisa ser extravasada através da fala. Saiba como superar o luto da mãe, pai, amigo ou irmão.
Chore
Chore, o choro é a válvula de escape da alma! Muitos acreditam que se chorar o ente querido que morreu fica triste, isso é um mito. O choro é a válvula de escape da alma, chorar nos faz liberar adrenalina comum em situações de estresse. Mas ao mesmo tempo os organismos produzem a noradrenalina, que tem um efeito contrário ao da adrenalina. Há uma série de pesquisas, que afirmam que o choro produz um analgésico natural, liberando uma série de hormônios que funcionam como calmantes. Substâncias, como a ocitocina e a endorfina, trazem uma sensação de bem-estar, desafogo e tranquilidade e ajudam a apaziguar a dor física e emocional.
Reconheça sua dor
Reconhecer a dor não é sinônimo de fraqueza, fraqueza é estar repleto de dor e ficar bancando o forte. Reconheça a sua dor, cuide de si, somos criados em uma cultura que nos incentiva a esconder nossas emoções, em especial os homens. Frases como “Você é um homem ou saco de batata?”, “Homem não chora”, “Seja forte”, ditos populares que prejudicam nossas emoções. Como lidar com uma pessoa que perdeu um ente querido? Ajude para que ela não esconda suas emoções embaixo do tapete, isso custará caro para sua saúde mental e física.
Socialize
O enfrentamento da morte é o melhor remédio para luto, e este enfrentamento segundo a psicologia ocorre em diversas frentes, e uma delas é a retomada da rotina no seu tempo. É comum nas fases do luto fugir das pessoas, mas ao passar do tempo a socialização é fonte de apoio para retomada da vida. Você pode compartilhar no status de suas redes fotos de lutos é uma forma simples de iniciar uma socialização.
Entenda as 5 fases do luto
O luto possui fases, e esses estágios são respostas naturais a uma perda significativa de algo ou alguém. Essa teoria foi introduzida na sociedade científica por Elisabeth Kübler-Ross, M.D. uma psiquiatra renomada da Suíça. Autora do livro On Death and Dying (Sobre a Morte e o Morrer), e ficou conhecido como os “cinco estágios do luto” e ficou conhecido como Modelo de Kübler-Ross.
5 fases do luto psicologia
- Primeira fase: Negação
- Segunda fase: Raiva
- Terceira fase: Barganha
- Quarta fase: Depressão
- Quinta fase: Aceitação
Lembrando que cada pessoa passa pela experiência do luto de maneira diferente e não necessariamente segue a ordem estabelecida. Como falar com alguém que perdeu um ente querido? Entender o que acontece em cada fase serve como autoconhecimento e auxílio no enfrentamento da morte.
Procure apoio em amigos e familiares
Muitos se questionam, como superar o luto da mãe, do pai ou do marido? Uma mensagem de conforto luto é bom, mas palavras parecem limitadas nesta hora. Procure apoio em amigos e familiares. O suporte da família nas fases do luto é base essencial para a socialização, segurança e orientação na tomada de decisões após a morte de um ente querido.
Sobretudo, contar com uma boa e estruturada rede de amparo familiar, faz com que você se sinta mais motivado para seguir em frente.
Cuide da saúde física, mental e espiritual
Em cada uma das fases do luto é preciso cuidar do físico, se conseguir procurar fazer caminhadas, praticar esportes leves, além de se nutrir. Essas atividades te ajudaram a manter o corpo forte e sadio. Invista no mental, ler, descansar e evitar pensamentos negativos são atividades que somam para a saúde mental. A fé também é fonte de cura, as religiões fazem um trabalho excepcional no tocante à esperança, força para viver através de orações, rezas e estudo da bíblia.
Relembre memórias agradáveis
O que se diz a uma pessoa quando alguém morre? Mais do que falar, você pode ajudar fazendo. Lembrando que o luto não possui um prazo de validade, é preciso aprender a conviver com a saudade de quem se foi. E uma das formas mais especiais de manter vivo em nosso coração quem partiu é relembrar memórias especiais. Faça um álbum de fotos, escreva um livro, anote as memórias em um diário, faça das boas memórias um local de momentos felizes e eternos.
Reconheça a diferença entre luto e depressão
Entre as atividades para trabalhar o luto psicologia você pode e deve buscar ajuda de uma profissional de saúde emocional. Isso porque muitas pessoas confundem a dor do luto com depressão e não é assim. Não se autodiagnosticar, procure um médico psiquiatra ou psicólogo para que saiba reconhecer o que é fruto da sua dor e o que pode ser um transtorno mental.
Busque uma rede de apoio
Nesta fase você deve contar com apoio de grupos de apoio especializados em lidar com o luto. São centros de valorização da vida que oferecem gratuitamente apoio emocional, prevenção ao suicídio. Atendendo centenas de pessoas que estão enfrentando luto, gratuitamente, todas as pessoas que querem ou precisam conversar.