Sabia que existem dicas para driblar a ansiedade? É o que você vai descobrir se ficar comigo até o final deste artigo.
Ansiedade o que é?
Um sofrimento antecipado, angústia e sentimento inerente. Isso é apenas alguns dos sintomas da ansiedade.
A ansiedade começa como sensação e vai ganhado espaço, quando atinge um nível avançado, muitas pessoas podem perder o controle da própria vida.
Tipos de ansiedade
São muitos os tipos, mas trouxemos as principais:
Síndrome do pânico: caracterizado por crises agudas e inesperadas de medo.
Fobia social: aversão a contato social.
Fobia específica: caracterizado pelo medo do irracional.
TOC: São pensamentos recorrentes, sendo de natureza repetitiva e intrusiva, é incontrolável, rituais repetitivos como por exemplo mania de limpeza, de lavar as mãos constantemente entre outros.
TEPT: Transtorno de Estresse pós-traumático se caracteriza por reviver fatos que causaram algum tipo de desconforto no passado.
Principais sintomas
Os sintomas podem ser tantos físicos como mentais, podendo inclusive afetar a convivência e o relacionamento de algumas pessoas. Isso é sério depressão precisa ser tratada.
Não importa se o grau é moderado, menor ou maior, precisa de cuidados, se o paciente quiser se manter em convívio com a sociedade se assim podemos dizer.
Vejamos os sintomas mais comuns da depressão:
- Palpitações
- Diarreia
- Transpiração em excesso
- Falta de ar
- Náusea
- Tremores em algumas extremidades
- Mãos e pés gelados
- Cansaço
- Boca seca
- Tensão muscular
Esses sinais físicos são mais fáceis de se identificar em pessoas com a depressão. Quanto aos sinais mentais temos:
- Irritabilidade
- Problemas com o sono
- Dificuldade de se concentrar
- Preocupação exagerada
- Nervosismo
- Preocupação exagerada
- Medo e sensação de perigo constante
- Não controla os pensamentos
O que causa a ansiedade?
Nem sempre a causa é aparente, assim como não é tão fácil saber o que desencadeou a ansiedade. Entre os principais motivos podemos destacar:
Histórico familiar, a nossa genética pode apresentar predisposição para o transtorno.
Ambiente, sim, o ambiente pode influenciar quanto ao seu estado de humor.
Doença física, problemas como arritmias, distúrbios cardiovasculares, pulmonar e hipertireoidismo, são exemplos de doenças que podem ter ligação com a ansiedade.
Alguns medicamentos também podem colaborar para desencadear a ansiedade, dores crônicas, álcool, uso drogas, também podem causar ansiedade.
Como já foi dito o importante é recorrer ao auxílio de profissionais que realmente vão te ajudar a sair do estado de ansiedade, marque hoje mesmo a sua consulta, o melhor de tudo é que você pode ser consultado sem precisar sair de casa. Agende aqui.
Agora vamos as dicas.
10 Dicas para driblar a ansiedade
- Respire devagar
Usar a técnica de respiração correta no meio de uma crise de ansiedade é essencial. Inspire devagar e profundamente pelo nariz até a barriga ficar cheia de ar e expire pela boca.
Preste atenção à sua respiração e certifique-se de respirar no diafragma ou no abdômen, e não no peito. Concentre-se na respiração até que a ansiedade diminua.
- Beba água
Outro truque simples, mas muito eficaz, é beber água fria. É melhor sempre ter uma garrafa de água com você. Beba alguns goles, isso distrai o corpo e a respiração diminui automaticamente.
- Fique longe de pensamentos negativos
A ansiedade por si só já é ruim, pensamentos que não agregam devem ser evitados. Tente atrair bons pensamentos, exercitar a positividade, se envolver com atividades que contribuem para tal.
- Beba chá de camomila
Aposte um chazinho de camomila antes de ir pra cama, o chá de camomila quente vai acalmar os pensamentos, além de proporcionar uma noite repousante.
- Planeje seu dia na noite anterior
A organização com certeza ajudará você a driblar a ansiedade, pois a desorganização causa desordem em nosso interior.
Ao planejar o seu dia com antecedência, você diminui as chances de sofrer de ansiedade, porque estará colocando para bem longe os imprevistos.
- Fique longe de atividades estressantes
O estresse anda junto com a ansiedade, na medida do possível evite situações que possam causar estresse, como trânsito, discussões desnecessárias entre outros.
- Pratique exercícios físicos
Ao praticar qualquer tipo de exercícios físicos seu organismo libera endorfina, causando a sensação de bem-estar, afastando assim a ansiedade. Além de outros benefícios que a atividade física pode te proporcionar.
- Tenha um hobby
O que você gosta de fazer? Caminhar, ler, nadar? Não importa, o seu hobby vai te ajudar a driblar a ansiedade. Encontre alguma coisa, o ideal é preencher seu tempo ocioso.
- Cuide de você
Mude o que desejar em você, corte o cabelo, vá as compras, faça um checkup médico, se sinta bem, se sinta satisfeito com sua aparência, cuidar de você irá ocupar seu tempo, distraindo a mente, a ansiedade passará longe.
- Cuide da sua alimentação
A alimentação é um fator que influência na ansiedade, muitas pessoas comem para se acalmar quando estão na crise. Por mais que possa se sentir tentado a comer, tente manter a calma e se preciso recorra a um nutricionista.
Abuse dos alimentos com triptofano, esses nutrientes contribuem para a serotonina, o que aumenta o prazer.
Você pode encontrar o triptofano em peixe, carne, ovo, leite e derivados.
Dica extra
- Ajuda profissional
Essa é a dica mais importante, o Fepo pode te ajudar a driblar a ansiedade com profissionais qualificados para esse tipo de transtorno.
Cuide da sua saúde, cuide de você para que consiga cuidar das pessoas que você ama!