Fibromialgia, tudo o que você gostaria de saber!

Índice

A fibromialgia é uma doença cujo principal sintoma é um desconforto musculoesquelético persistente. Ela se manifesta em adultos, as crianças são suscetíveis a ela em casos muito raros.

As mulheres sofrem com isso com mais frequência. Os médicos notam que o principal grupo de risco são as mulheres com menos de 45 anos. A causa exata desse fenômeno é desconhecida.

Presumem que tudo está no hormônio serotonina, que é “responsável” pela dor. Foi notado que as mulheres geralmente têm níveis de serotonina mais baixos do que os homens. E em pacientes com fibromialgia diagnosticada, o conteúdo desse hormônio é extremamente baixo.

O sintoma mais marcante da doença é a propagação da dor. Ela recebeu esse nome pelo fato de que o próprio paciente muitas vezes não consegue determinar sua localização exata.

Há uma sensação de que todos os músculos doem em cima ou embaixo, na parte inferior das costas, à direita ou à esquerda da coluna. A imagem aparece durante a atividade física intensa e espontaneamente.

Quando você para a atividade física, a dor nos músculos não diminui. A duração da dor pode ser de pelo menos 3 meses.

Fibromialgia e seus sintomas

  • Estado de fadiga constante;
  • depressão; insônia;
  • mudanças de humor;
  • tontura;
  • problemas com o sistema digestivo e sistema musculoesquelético;
  • dormência de partes do corpo
  • sensação de formigamento, “arrepios”.

As causas da fibromialgia não são exatamente conhecidas. Os médicos apresentam diferentes versões de onde pode vir esse desconforto repentino. Entre as suposições fortes, estresse, predisposição genética, distúrbios metabólicos.

O diagnóstico da doença é difícil. Existem muitas doenças, a manifestação principal das quais é dor em uma determinada parte do corpo: artrose, artrite, problemas intestinais.

Antes de fazer um diagnóstico, o médico exclui todas as doenças semelhantes na sintomatologia. Entre os métodos diagnósticos utilizados estão entrevistar o paciente, determinar seu estado neurológico, palpação de pontos de dor, tomografia.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Depois que o veredicto é passado, o médico prescreve um curso de tratamento, incluindo medicamentos e não medicamentos.

fibromialgia

Variedades de fibromialgia

Reumático. Com este tipo de fibromialgia, músculos e tendões ficam rígidos ao toque, sua mobilidade diminui, a pessoa se sente constrangida, incapaz de realizar movimentos de grande amplitude.

Frequentemente, os músculos ficam contraídos. O quadro é muito parecido com o do reumatismo, mas não há processos inflamatórios.

Idiopático. Esta é a principal forma da doença. Os médicos falam sobre as causas da ocorrência de forma hipotética: ela se manifesta em pessoas com predisposição genética quando estão sob estresse ou em estado de extrema tensão nervosa.

Fibromialgia da mama. O tipo de doença mais comum em mulheres. É muito semelhante à mastopatia. A diferença é a ausência de processo inflamatório. A dor é observada na própria glândula mamária e nos músculos ao redor dela.

Fibromialgia autoimune. O motivo presumível é o estresse, uma diminuição na produção de substâncias pelo corpo que são úteis para o bom funcionamento dos músculos e outros sistemas. Às vezes, quando você sai do estresse, os sintomas da doença diminuem ou desaparecem completamente.

O principal perigo da doença está diretamente relacionado ao seu principal sintoma: dores constantes, puxões, latejantes ou pontadas. Uma pessoa que experimenta essas sensações não consegue viver normalmente, fica nervosa, cai em um estado de depressão.

A eficiência diminui, a comunicação com os outros desaparece gradualmente devido ao medo a qualquer momento de sofrer um colapso nervoso. Verificou-se que quando esse diagnóstico aparece no corpo, o nível de várias substâncias úteis para o sistema imunológico diminui.

A imunidade cai, o corpo fica impotente contra bactérias e vírus patogênicos. Consequências: exposição constante a resfriados. Portanto, quando aparecem os primeiros sintomas da doença, é necessário consultar um médico e fazer um diagnóstico completo.

Sintomas de fibromialgia

O principal sintoma é uma dor errante. Pode ser visto em qualquer parte do corpo, mais frequentemente nos membros. As sensações dolorosas são acompanhadas por ardor, formigamento ou dormência na parte do corpo onde ocorre a síndrome da dor.

Os pacientes têm dificuldade em determinar a localização do ponto de dor. Muitos indicam que a sensação de dor parece estar se movendo ou que o desconforto “se desenvolve” por todo o corpo. A dor pode variar: ser pulsante, pontada aguda ou dor surda.

Outra característica é a fadiga. Torna-se especialmente forte à noite. O menor estresse físico causa um colapso. Os pacientes dizem que, à noite, sentem como se estivessem fazendo um trabalho físico pesado o dia todo.

A consequência dessa condição é a insônia. O excesso de trabalho físico e nervoso não permite relaxar, a pessoa não consegue dormir. A pessoa não se sente descansada. Ele acorda ainda mais cansado do que no dia anterior. Os músculos estão rígidos, parece que os membros não podem funcionar, estão dormentes.

Uma consequência lógica desta condição é uma violação do estado mental. A fibromialgia costuma ser acompanhada de depressão, irritabilidade nervosa e ansiedade.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta