Interação social e psicologia tudo o que você precisa saber!

Índice

A interação social é a influência mútua das pessoas entre si e a ação conjunta. Na ciência: “uma forma de concretizar laços e relações sociais num sistema que pressupõe a presença de pelo menos dois sujeitos, o próprio processo de interação, bem como as condições e fatores para a sua concretização.

No curso da interação social, a formação e o desenvolvimento do indivíduo, o sistema social ocorre, sua mudança na estrutura social da sociedade, etc.

Tipos de interação social

A interação social é basicamente uma interação informativa, baseada em papéis e psicológica. Com menos frequência – substantivo.

A criança brinca com um brinquedo, organiza seu jogo – a criança tem interação com o objeto. Se para uma criança um brinquedo é apenas um objeto, isso é uma coisa, mas se ela brinca com soldados e organiza uma luta, ela tem interação com o objeto social. Ele já é o comandante de um exército de soldados.

Quando uma pessoa é fisicamente arrastada por uma multidão, isso é mais uma variante da interação física (corporal), se ela se deixa levar pelo seu humor e começa a fazer barulho com os outros, é mais uma interação social.

Comunidade da Fepo

A interação pode ser impessoal.

A interação pessoal é sempre social. As interações pessoais entre as pessoas podem ocorrer em níveis diferentes. Nível leve e superficial – comunicação. Um nível mais profundo de interação é o relacionamento.

Interação social

A interação pode ser impessoal (criança com um brinquedo, multidão com multidão) ou pessoal.

A interação pessoal é sempre social. As interações pessoais entre as pessoas podem ocorrer em níveis diferentes. Nível leve e superficial – comunicação. Um nível mais profundo de interação é o relacionamento.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Fatores de interação social

O que determina nosso comportamento? O que influencia a interação social das pessoas? A psicologia social é capaz de nos fornecer respostas a essas perguntas.

A interação social depende de muitos fatores, que podem ser categorizados em cinco categorias amplas. Conhecer essas categorias o ajudará a entender melhor seu próprio comportamento e o dos outros.

Então, quais são essas cinco categorias?

1 Ações e características de outras pessoas

O comportamento e o pensamento são influenciados pelo que as outras pessoas fazem e dizem, bem como pelos traços físicos e de caráter das pessoas ao seu redor.

Por exemplo, você se comportará de maneira diferente com uma criança de cinco anos, um colega e uma mulher idosa. Você pode ter diferentes atitudes em relação a pessoas de sexos diferentes, em relação a uma pessoa de aparência comum e em relação a uma pessoa informal, uma pessoa gentil e um tirano agressivo, uma pessoa honesta e um enganador, etc.

Chat de Apoio Emocional

Agora imagine: você está escrevendo um livro há 3 anos e investiu muito tempo e esforço escrevendo. O livro foi publicado e você aguarda as primeiras resenhas. Se as avaliações forem positivas, você continuará a se comportar da mesma forma como se fossem negativas? Dificilmente.

Sem dúvida, as ações e palavras de outras pessoas influenciam nosso comportamento e pensamento. Além disso, nosso comportamento é determinado pelas características pessoais das pessoas.

2 Processos cognitivos

Sob os processos cognitivos, neste contexto, estão, em primeiro lugar, a memória, o raciocínio e o julgamento.

Um exemplo simples: seu amigo está atrasado para uma reunião com você e agora está dando desculpas. Você vai acreditar nele? Se você se lembra que ele já se atrasou muitas vezes e traiu seu desdém pela obrigação de chegar na hora certa, então é improvável.

Mas se você se lembrar de que seu amigo é muito pontual e nunca se atrasou antes, é provável que você acredite que ele teve um bom motivo.

Já foi provado que os processos cognitivos (memória em particular) desempenham um grande papel na interação social.

Programa de Atendimento Social

3 Variáveis ​​Ambientais

As variáveis ​​ambientais devem ser entendidas como o ambiente físico. Por exemplo, quando a sala está quente e abafada, as pessoas estão mais sujeitas à agressão e irritabilidade do que se estivessem em um ambiente confortável.

Além disso, as variáveis ​​ambientais afetam fortemente o desempenho e o humor de uma pessoa. O entupimento, esmagamento, ruído, ar sujo – tudo isso torna difícil se concentrar na tarefa e permanecer otimista. Até mesmo o clima pode afetar as interações sociais!

4 Contexto cultural

Não é nenhum segredo que pessoas criadas em culturas diferentes se comportam de maneira diferente. Cada cultura tem suas próprias normas, seus próprios conceitos do que é aceitável e inaceitável, suas próprias ideias sobre o bem e o mal, seus próprios modelos de comportamento.

Por exemplo, a distância ideal entre estranhos na China pode ser considerada muito pequena para a Turquia. Ou seja, alguns chineses podem violar o espaço pessoal de um turco porque ele tem uma ideia diferente da distância necessária entre as pessoas.

Pessoas de diferentes países têm atitudes diferentes em relação aos novos conhecidos, às normas de aparência, à família e ao trabalho. Portanto, o contexto cultural tem um impacto significativo na interação social.

O mundo está se tornando mais diversificado, pessoas de diferentes culturas estão cada vez mais interagindo umas com as outras. Portanto, você deve sempre prestar atenção a este aspecto.

E se você estiver viajando para outro país, sempre se familiarize com suas normas e ordens culturais com antecedência.

5 Fatores biológicos

Estamos falando de fatores genéticos e processos biológicos. Os cientistas estão cada vez mais concordando que nosso comportamento e nossas características são em grande parte ditados por genes e informações hereditárias de nossos pais.

Existe até a ciência interdisciplinar da sociobiologia. Ela tenta explicar o comportamento social em termos das vantagens desenvolvidas ao longo da evolução.

Assim, podemos concluir que a interação social depende de um grande número de diferentes fatores que podem influenciá-la. Portanto, o comportamento é difícil de entender e prever, mas se você expandir seus conhecimentos nessa área, o resultado, é claro, irá agradá-lo.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta