O que um psicólogo pergunta? Saiba agora

Índice

A busca por ajuda profissional psicológica aumento (e que bom), pois hoje em dia ninguém acredita que o psicólogo só irá ajudar aqueles que são considerados “doidos”, e por isso muitas dúvidas surgem sobre o atendimento e consulta. Por esse motivo, hoje iremos te contar o que um psicólogo pergunta.

É importante que essa demanda tenha subido, porque por muito tempo acreditou-se que a atuação desse profissional fosse limitada para casos graves e perigosos. Contudo, uma boa parte da sociedade já acredita que pode procurar esse tipo de auxílio psicológico para resolver determinadas questões normais do dia a dia.

De fato, existe um tabu enorme quanto ao psicólogo, sobre o que acontece em suas consultas. Por exemplo, em cidades do interior, é comum pensar que todas as suas informações serão vazadas para o pessoal da cidade, e por isso alguns cidadãos não se sentem confortável para a consulta com o psicólogo.

Pensando nisso, vamos ver o que um psicólogo pergunta, mas antes vamos conferir se existe um momento certo para procurar esse profissional.

o que um psicólogo pergunta

Quando devo procurar um profissional de psicologia?

Na verdade, não existe um momento correto para procurar um profissional de psicologia ou ajuda médica no geral. Quem vai decidir essa hora é você, afinal, somente você sabe o que está passando e aguentando, portanto, essa pergunta só pode ser respondida por você.

Comunidade da Fepo

Por outro lado, existe um ponto que deve ser desmistificado em relação a esse momento. Como falamos acima, houve um progresso nesse debate quanto ao papel do profissional de psicologia.

Contudo, você deve entender que o psicólogo pode atuar de maneira preventiva também, como em casos de indecisões quanto ao futuro acadêmico ou até mesmo questionamentos da vida amorosa. Não existe uma regra ou parâmetro sobre o que deve ser conversado com o psicólogo.

O primeiro passo é entender que não existem problemas maiores que os outros. Se existe um problema na sua vida e isso interfere no seu dia a dia, você deve procurar resolver essa questão. Mas não deixe de tentar encontrar soluções por achar que o seu problema é muito pequeno.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

O psicólogo vai lhe mostrar um caminho para que você entenda a sua relevância e importância no mundo, bem como explanar sobre essa “gravidade” que as pessoas colocam sobre os problemas do outro. Não desmereça o que está acontecendo na sua vida, pois só você sabe o que realmente está acontecendo.

O que um psicólogo pergunta durante a consulta?

Esse é o maior questionamento e medo de quem está procurando por uma ajuda médica profissional psicológica: O que um psicólogo pergunta? E por muitas vezes, vemos pessoas deixando de ir até a consulta por medo do que pode ocorrer (ter as suas informações espalhadas).

Lembre-se, antes de qualquer coisa, que as suas informações são sigilosas, e que tudo que for conversado ali deve ser mantido ali. Claro que isso tem exceções, como em casos que o paciente é uma criança e já apresenta um problema grave mental, e nessa situação, é necessário que o psicólogo converse com os pais.

Chat de Apoio Emocional

Mas perceba que a única situação que se encaixa em uma exceção é para ajudar pessoas que ainda não possuem um desenvolvimento mental capaz de raciocínio.

No geral, a consulta com o psicólogo será guiada por você. Exatamente, O que um psicólogo pergunta depende de você! O que for dito por você na consulta, será questionado sobre o que e como você está se sentindo dentro daquele cenário.

Claro que, a depender da abordagem utilizada pelo profissional, a consulta pode tomar rumos diferentes, porém, no geral, você conduz a sua consulta, pois tudo depende de como você vai contar sobre o que te incomoda e o que precisa de solução.

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo e que ele possa de alguma forma te ajudar no quesito “o que um psicólogo pergunta?”.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta