Os 5 benefícios da terapia psicológica infantil

Índice

Os 5 benefícios da terapia psicológica infantil. A psicologia tem duas vertentes principais: uma centrada na investigação e na geração de conhecimentos gerais e outra aplicada, que visa a melhoria direta das condições de vida das pessoas.

Nesta última categoria também existem diferentes ramos, áreas em que atuam os psicólogos aplicados. Um exemplo dessas áreas é a terapia infantil, um dos serviços mais demandados por famílias e instituições.

Neste artigo veremos quais são os benefícios da terapia psicológica infantil e por que é importante procurar psicólogos especialistas neste tipo de intervenção para ajudar famílias e instituições que trabalham com menores.

Os principais benefícios da terapia psicológica infantil

Esses são os aspectos positivos mais importantes da terapia infantil ou infantil.

terapia psicológica infantil|

Comunidade da Fepo

1- Permite abordar as dificuldades de desenvolvimento

Os primeiros anos de vida são fundamentais em diferentes aspectos da vida adulta que está por vir. Por outro lado, numerosos distúrbios com forte componente genético ou biológico se manifestam nessa idade. Por outro lado, as consequências negativas de não abordar esses problemas são muito piores se surgirem na infância.

2- Aborde também questões de autoestima e relacionamento

O que acontece na escola é, em vários aspectos, tão ou mais importante do que o que acontece em casa, com os pais. É na escola que muitos meninos e meninas começam suas primeiras amizades significativas e sustentadas com pessoas da mesma idade, e esses menores rapidamente se tornam seus referentes comportamentais e membros do grupo da escola que mais desejam se integrar.

A dificuldade em fazer amigos, ou mesmo sofrer bullying, são aspectos que têm um impacto muito negativo nos mais pequenos da casa. Não os afeta apenas emocionalmente; Também pode levá-los a adotar hábitos muito solitários e pouco comunicativos, vinculados ao sedentarismo e às precárias condições físicas e mentais.

Psicólogos que oferecem terapia infantil também intervêm no tratamento desse tipo de problema, facilitando o aprendizado da criança de formas de regular suas emoções e de se relacionar com os outros com mais segurança, de modo que sua autoestima seja reforçada.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

3- Oferece suporte profissional em face das dificuldades escolares

Além disso, a escola é um dos principais contextos em que meninos e meninas desenvolverão suas habilidades cognitivas. As dificuldades que possam surgir podem gerar um efeito “bola de neve”, de modo que um primeiro mês ruim de aula faz com que todo o ano seja considerado impossível, ou mesmo a desenvolver um forte medo da escola.

Por esse motivo, a terapia infantil oferece suporte profissional que permite que as crianças aproveitem ao máximo o treinamento escolar.

4- Serve para aconselhar pais e mães

A terapia psicológica infantil é realizada em colaboração com os pais ou responsáveis ​​pelas crianças que vão ao psicólogo. Isso permite que seja feito um trabalho para melhorar o bem-estar dos menores tanto nas sessões de terapia como fora delas, a partir do contexto familiar.

Além disso, auxiliam os pais a adotar métodos parentais e educacionais mais adequados e eficazes, de forma que sejam evitados problemas e frustrações decorrentes de estratégias que não só não combatem o problema, mas também favorecem o comportamento hostil dos filhos.

Chat de Apoio Emocional

5- Ajude as crianças a entender o que há de errado com elas

Finalmente, não se deve esquecer que outro dos benefícios da terapia psicológica infantil tem a ver com a maneira como as crianças processam o que lhes acontece. Ter um profissional qualificado para se expressar de forma adequada aos jovens, fazendo-os compreender o tipo de problemas que apresentam, permite-lhes ordenar mais a sua percepção do mundo e de si próprios.

Isso os torna, por exemplo, menos propensos a se sentirem mal por ter dificuldade em realizar certos exercícios em sala de aula, ou que não acham que os colegas que zombam deles estão certos. São explicações muito úteis e ajudam a fechar questões que poderiam ser uma fonte extra de angústia por não saber o que está acontecendo ou o que vai acontecer.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta