Psicólogo online gratuito – Conheça as opções

Índice

A ideia de ter um psicólogo online gratuito atrai a atenção do público que ainda está na dúvida sobre precisar de um atendimento ou mesmo para aqueles que estão com o orçamento um pouco complicado. Afinal, ainda existe uma perspectiva (completamente errada) de que terapia é algo luxuoso.

Dessa forma, a grande realidade é que fazer esse acompanhamento é um investimento pessoal. A partir do instante em que você passa a cuidar de si, todos os aspectos da sua vida são melhorados. Logo, você evita relações tóxicas, aprende lidar com os mais variados perfis, entende e reduz o sofrimento emocional e muito mais.

Psicologo Online Gratuito

Mas, ao mesmo tempo, existem situações pontuais difíceis, que acarretam uma série de dificuldades e problemas mentais. Algumas dessas são facilmente percebidas, enquanto outras acontecem de forma interna, ficando escondidas na necessidade de continuar trabalhando e “vivendo”.

Justamente por isso, o processo terapêutico é tão importante para o bem-estar físico e psíquico. E, na busca por uma resposta, chegamos aos atendimentos online. Bem como alternativas que possam encaixar na rotina (e no orçamento). Principalmente durante a quarentena, a procura e necessidade de atendimento cresceu rapidamente.

Afinal, havia uma angústia contínua relacionada a perdas familiares, medo, incertezas, desemprego e isolamento. Com a retomada da “vida comum” e a expectativa de melhor para os próximos anos, surge uma nova necessidade: aprender a viver de uma nova maneira e uma nova perspectiva.

Comunidade da Fepo

Atenção!

Algumas pessoas têm mais probabilidade de desenvolverem alguma condição mental, devido a fatores genéticos, por exemplo. Entretanto, é essencial observar o próprio quadro e fazer uma autoanálise.

Em todo caso, a depressão e a ansiedade, estão entre os principais transtornos populacionais que crescem ano após ano, sendo possível observar e cuidar dos primeiros sintomas em casa. Porém, para uma estabilização do quadro e melhora efetiva, principalmente nos casos que estão se agravando, procure um profissional qualificado. 

Você também pode entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida, que funciona 24 horas por dia no telefone 188.

Psicólogo online gratuito – Apps para seu celular

Não é segredo que estamos em uma era digital. Aqui na Fepo, por exemplo, oferecemos atendimento com os melhores psicólogos, com total segurança e disponibilidade. Inclusive, atuando com diversas especialidades.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Com isso, você pode ter o atendimento que precisa, onde estiver, sem precisar sair de casa, enfrentar o trânsito, perder horas do seu dia entre ir e voltar e mais. Ao mesmo tempo, é uma maneira de trazer conforto, já que muitos pacientes preferem manter sigilo sobre os atendimentos ou não tem energia para se trocar e sair.

Psicologo Online Gratuito

Seguindo essa linha de pensamento, existem alguns apps para celular que vão permitir uma melhora no seu quadro mental, funcionando como o suporte exata que você precisava. Confira.

Cogni

Disponível para Android e iOS, o Codni funciona como um espaço para anotações mentais, principalmente de humor e sentimentos. A ideia é criar um esquema onde você dá nome ao que está sentindo.

Ao mesmo tempo, a partir do instante em que diz o que sente e coloca essa informação ali, cria um mapa. Com esse mapa, pode distinguir as variações do seu humor e o funcionamento da sua mente.

Chat de Apoio Emocional

Inicialmente, teste a versão gratuita e, se considerar interessante, avalia a opção paga.

Querida Ansiedade

Com milhões de downloads, o app Querida Ansiedade também tem a versão gratuita e paga, funcionando desde 2015.

O foco aqui são os conteúdos disponibilizados e todas as informações sobre o melhor momento para consultar um psicólogo, sistema de suporte, transtornos, sintomas e mais.

Outros recursos interessantes são as jornadas emocionais, autocuidado, perguntas e respostas, esquemas para atingir a calma, exercícios, vídeos e mais. Tudo pensado, principalmente, para os pacientes ansiosos.

ADDS

O ADDS foi desenvolvido no Brasil com foco em Apoio ao Diagnóstico de Depressão e Avaliação de Risco ao Suicídio. Conforme dados da Câmara, a cada 45 minutos um indivíduo morre por suicídio no país e, para cada um desses indivíduos, outros 20 tentaram.

Neste cenário, o app vem para facilitar o processo de diagnóstico através do próprio indivíduo, considerando quais são seus pensamentos, emoções e sentimentos.

É importante destacar que, se você tem esses pensamentos ou um quadro de depressão que está se agravando, procure ajuda agora. Não espere pela próxima crise ou semana e preserve a sua vida.

Calm Harm

O Calm Harm funciona como um tipo de psicólogo online gratuito que oferece exercícios curtos de alívio. Principalmente para pensamentos negativos e ansiedade. O tempo de duração de cada exercício varia de 5 a 15 minutos.

Na versão gratuita você tem acesso à parte dos conteúdos e outros recursos, mas também pode requerer a versão paga.

Insight Timer

O Insight Timer é um app funcional para todos os públicos, principalmente para aqueles que têm picos de estresse e ansiedade, dificuldade para se concentrar ou manter o foco e assim por diante.

Na prática, conta com recursos voltados para a redução dos sintomas ansiosos com medicação curtas e guiadas.

Mesmo para aqueles que não estão acostumados com a ideia, funciona como uma parada em meio a tudo o que o dia exige. Já que nem sempre é fácil manter a energia.

Centros de Saúde e Instituições de Ensino – Saiba o que realmente tem a oferecer

Dependendo do local onde você mora, é comum ouvir que existem psicólogos de graça em um local X. Como postos de saúde e escolas. Mas é importante ter um pouco mais de atenção quanto a isso.

SUS e centros de atendimento

Alguns centros de saúde do SUS, como o CAPS, podem oferecer atendimentos gratuitos, principalmente quando há risco contra a vida. Mas também em casos de dependentes químicos e adolescentes. 

Se quiser saber sobre essa possibilidade, vá até à unidade mais próxima da sua casa.

Também há cidades que possuem centros de atendimento. Geralmente, são postos governamentais ou criados sem fins lucrativos.

Exemplo disso é a Clínica Social Casa, com atendimento focado em populações vulneráveis. Como pessoas pretas e a comunidade LGBT+. Nesses, as filas costumam ser extensas.

Escolas e instituições de ensino

Algumas escolas já possuem psicólogos, que atendem apenas os alunos matriculados. Entretanto, é comum que esse tipo de atendimento funcione mais para monitorar situações internas, para entender demandas educacionais ou mesmo como direcionamento. Quando professores têm suspeitas.

Já as instituições de ensino superior que contam com o curso de Psicologia na grade, podem ter centros de atendimento gratuitos. Nesses casos, os alunos dos últimos anos atendem o público, sendo supervisionado.

Um dos mais conhecidos é o Instituto de Psicologia da USP, com atendimentos digitais de graça com foco no público adolescente ou quando há manifestação de sofrimento psíquico relacionado a pandemia/isolamento social.

Outras universidades atuam de forma semelhante, como a PUC-SP, Unip – Universidade Paulista, UFPR, UFES, ITIPOA e a Clínica Psicologia da Universidade Guarulhos. Também há opções de locais com valores a partir de R$ 10.

Atendimento profissional de qualidade – O melhor para a sua saúde mental

Além de conhecer apps e opções de psicólogo online gratuito, você deve considerar buscar ajuda profissional personalizada, considerando o melhor para o seu quadro.

Neste cenário, oferecemos atendimentos online para diversas especialidades, considerando a abordagem que você precisa. Dessa forma, você escolhe a melhor opção de comunicação usando seu celular ou computador nos horários que atendem a sua rotina. Para conhecer os Psicólogos Fepo, clique aqui. Também contamos as sessões de acolhimento e terapia.

Cuidado com os golpes!

O Conselho Federal de Psicologia está continuamente avaliando e reformulando as resoluções já existentes, principalmente em relação ao atendimento online. Entretanto, ao passo que muitos profissionais crescem na área e se preocupam com os pacientes, alguns criminosos atuam de forma contrária.

Justamente por isso, desconfie quando ver anúncios de atendimentos online, grátis ou algo do tipo. Afinal, se este profissional não está vinculado a nenhum tipo de empresa ou instituição, como exatamente ele pode oferecer os serviços totalmente de graça?

Em suma, consulte o site, verificando se a plataforma é realmente segura e se o CRP está ativo. Você pode fazer essa consulta no site do conselho. Inclusive, se o profissional se recusar a fornecer este número, cancele qualquer tipo de contato.

O psicólogo é um profissional que passa anos na faculdade antes de conseguir um diploma. Depois disso, ainda há cursos, mestrados, doutorados e pesquisas. Tudo para crescimento dentro da área que garante a qualificação. Logo, você terá o melhor atendimento.

De qualquer maneira, tenha cuidado com todas as informações que você divulga a profissionais sem regulamentação. Ou você pode acabar com suas informações pessoais vazadas.

Na Fepo garantimos que todas as normas vigentes são seguidas criteriosamente, todas as informações são sigilosas e focamos em oferecer o máximo de atenção a todos os detalhes pensando na sua saúde mental.

Psicólogo online gratuito – Minhas informações foram vazadas, o que fazer?

O vazamento de dados pode acontecer em diversas situações. Ao analisar o perfil de um indivíduo no Facebook ou Instagram, por exemplo, podemos descobrir diversos dados pessoais.

Desde o nome completo, data de nascimento, fotos de pessoas importantes, vínculos familiares, lugares que você frequenta, o que gosta e assim por diante. Inclusive, com o seu nome, é possível pesquisar no Google se há processos ou contratos públicos. A partir disso, alguns documentos disponibilizam data de nascimento e até o CPF ou CNPJ. Ou seja, um verdadeiro caos.

Neste cenário, um caso da Finlândia ganhou repercussão. Em suma, o servidor da empresa foi invadido e os dados foram roubados por criminosos. Esses começaram a chantagear os pacientes, ameaçando vazar os dados. Ao todo, foram mais de 20 agências, e milhares de prontuários. 

Daí a importância de usar servidores que ofereçam a proteção que você precisa, como fazemos na Fepo.

Entretanto, se você participou de algum tipo de atendimento ou grupo duvidoso e seus dados acabaram divulgados, o primeiro passo é tentar manter a calma e fazer um boletim de ocorrência. Se ele tiver CRP, informe isso no documento. Também é interessante anexar quaisquer documentos que você tenha relacionados àquilo. Como conversas no WhatsApp ou outra rede, prints das divulgações e assim por diante.

Inclusive, faça os prints de conversas sem o nome. Apenas com o número de celular na barra.

Psicologo Online Gratuito – Sinais de alerta

Alguns sinais de alerta que você deve se ater e desconfiar em relação à profissionais incluem:

·         Não fornecem CRP;

·         Não explica sobre objetivo;

·         Profissional sem qualquer currículo;

·         Envolvimentos em ações duvidosas, como processos antigos;

·         Tentativa de induzir você a alguma coisa;

·         Ao conversar com você, fala sobre questões sigilosas de outros pacientes, mesmo que não revele o nome do outro;

·         Definição de diagnósticos sem atendimentos, com poucas informações ou usando apenas meios de comunicação, sem o contato direito com o paciente;

·         Divulgação de rotina profissional.

Portanto, fique atento a esses sinais, converse de maneira séria e confie suas informações, medos, ansiosos e perspectivas em profissionais realmente qualificados e preocupados com o seu bem-estar.

Cabe destacar a importância de evitar os chamados “profissionais influenciadores”. Ou seja, aqueles profissionais que são mais criadores de conteúdos para redes sociais que atuantes na área.

Na maioria das vezes, são profissionais que estão divulgando sua rotina de trabalho em posts e stories, que dão diagnósticos baseados em vídeos de redes sociais, notícias e outros, sem atendimento.

Claro que o profissional pode usar as mídias digitais. Isso, inclusive, é um meio de propagar a perspectiva de terapia, apresentar, vantagens, cuidados e dicas. Porém, a atuação na rede social não deve substituir o atendimento clínico. O Conselho também delimita quanto a publicidade dos trabalhos em redes sociais e outras questões.

Psicologo Online Gratuito

O psicólogo online gratuito existe, mas geralmente focado em um atendimento inicial e primário. Para ter a terapia que vai garantir o seu processo de autoconhecimento, mudança e qualidade de vida, consulte a Fepo.

Buscar atendimento para ter ajuda psicológica através de terapia online é uma forma de conseguir apoio. Por conta da Covid 19 aparecem muitas opções com novos canais de comunicação para fazer tratamento, como aplicativo de saúde mental, chat, telefone ou por videochamada, como o Google Meet, no entanto caso não tenha acesso procure profissionais da unidade de saúde mental da sua cidade, é provável que possuam serviço de psicologia aplicada e em conformidade com o Conselho Federal de Psicologia e o Ministério da Saúde.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta