Psicólogos têm depressão? Veja a resposta

Índice

Os psicólogos têm depressão? A depressão se trata de uma doença ligada ao psíquico, que possui como sintomas principais a tristeza profunda, a falta de interesse em qualquer atividade, assim como a falta de ânimo, oscilando sempre de humor. Por isso, esses sinais também podem ser confundidos com outras transtornos, como por exemplo a ansiedade.

Em alguns casos, os profissionais também têm uma certa dificuldade em diferenciar a depressão dos pensamentos suicidas, e por esse motivo cada caso irá mostrar ao profissional qual abordagem será mais eficiente.

De fato, a depressão pode confundir com outros transtornos, mas o que não pode ocorrer é a confusão com a tristeza.

Psicólogos têm depressão? Sintomas

Estar triste é ser depressivo?

Com certeza a tristeza é um dos sintomas principais da depressão (até mesmo como foi comentado acima), porém nem todo mundo que é triste ou está triste é, necessariamente, depressivo. Isso porque existe uma grande diferença entre esses dois institutos.

A tristeza muitas vezes possui uma justificativa, isto é, ela está ocorrendo por algum motivo em específico, sendo geralmente ligada a alguma decepção, fato ruim ou até mesmo o luto.

Com a tristeza, a pessoa sofre de uma maneira muito intensa. E a maior diferença é que, na tristeza, o motivo é a prova de que o paciente está assimilando sobre as justificativas para aquele sentimento, então não é simplesmente uma sensação de tristeza e pronto. Esse cenário é diferente na depressão.

A depressão, por outro lado, é como se estivesse instalada no paciente e nem sempre tem uma justificativa lógica para o sentimento de tristeza. Caso não trate a depressão, o paciente pode explorar, contra a sua vontade, os 3 estágios da doença, que é a leve, a moderada e a grave.

psicólogos_têm_depressão

No caso da depressão leve, o paciente consegue controlar os sintomas sem o uso de qualquer medicamente, sendo que geralmente os profissionais recomendam a terapia ou até mesmo a prática de exercícios físicos.

Já no caso da depressão em nível moderado ou grave, os pacientes necessitam do uso de medicamentos a fim de diminuir ou até controlar os sintomas advindos da depressão.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Além disso, a terapia também se torna uma ótima aliada nesse processo de tratamento para a depressão, mas as opções são infinitas, melhorando a qualidade de vida desse determinado paciente.

O que difere a ansiedade da depressão?

Contudo, a depressão não confundida apenas com a tristeza, mas também é com a ansiedade, então vamos conferir as diferenças.

A ansiedade se trata de uma sensação desagradável, com a inquietude e a urgência como sintomas principais. Esse distúrbio também ocorre em situações que não há justificativa para tal sensação, porém ela é tão intensa que interfere nas atividades cotidianas do paciente.

Psicólogos têm depressão? A depressão nesse caso é uma doença que compromete todo o corpo da pessoa, desde o físico até o humor.

Dessa forma, a depressão possui uma maneira muito forte de interferir de forma negativa nas atividades, como a alimentação, um sono regulado, emoções totalmente descontroladas ou, por muitas vezes, a disposição desse paciente.

Pode ser que a ansiedade e a depressão possuam pontos de interseção, mas quando elas são analisadas a partir da ótica específica, vemos que é perceptível as divergências.

Quais os sintomas da depressão?

Para saber se você tem depressão o método mais eficaz e correto é a busca por ajuda de especialista na área, então ele irá traçar o seu perfil enquanto paciente.

Contudo, mesmo dentro de casa, você consegue perceber se os seus sintomas são compatíveis com os da depressão.

Os sintomas emocionais geralmente possuem uma ligação com a apatia, a ausência de motivação, medos novos, problemas com a concentração, a diminuição ou aumento no apetite, muita insegurança quanto ao seu corpo e a suas habilidades, dificuldades com o sono, ansiedade, sensação de vazio e irritabilidade.

Claro que existem outros sintomas, porém esses são os mais relatados dentre os pacientes.

No caso da depressão se manifestar na parte física do paciente, vemos que ele pode ter dor na barriga, uma digestão não tão colaborativa com o organismo, constipação, dores na cabeça, dor no corpo e a diminuição das taxas imunológicas.

Psicólogo pode ter depressão?

Apesar do psicólogo ser fundamental para a descoberta se existe ou não algum transtorno, esse profissional não está isento de ter a depressão.

O psicólogo é um ser humano, assim como todos nós, os psicólogos têm depressão sim, não significa que ele possui todas as respostas para o mundo, e sim de que eles entendem sobre como compreender os problemas ligados a mente.

A profissão inclusive pode auxiliar o paciente no momento do descobrimento desse distúrbio, o que facilita bastante, mas também será necessário procurar por ajuda profissional médica, pois como foi dito anteriormente essa é a única forma eficaz e considerável para descobrir sobre a depressão.

Por isso, nunca negligencie a busca por um psicólogo ou profissionais afins.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta