Síndrome de Raynaud – Conheça os sinais e sintomas

Índice

A síndrome de Raynaud é chamada de descoloração recorrente da pele dos dedos das mãos e dos pés no frio ou excitação. Em algumas pessoas, os lábios, o nariz e as orelhas também mudam de cor.

Mudanças semelhantes na cor da pele associadas a uma diminuição do fluxo sanguíneo podem ocorrer em pessoas saudáveis ​​com ulceração do frio, no entanto, em pessoas com síndrome de Raynaud, elas são observadas mesmo com um leve resfriamento do corpo, em uma sala com ar condicionado, em contato com pratos frios, etc. As mudanças de cor podem persistir por algum tempo após o reaquecimento do corpo.

Se a síndrome de Raynaud não estiver associada a nenhuma outra doença grave, é chamada de primária. Aproximadamente 10% das pessoas saudáveis ​​têm essa forma de síndrome de Raynaud.

Nos casos em que a síndrome de Raynaud ocorre como manifestação de outras doenças, o termo síndrome de Raynaud secundária é usado. Este último é característico de doenças que envolvem danos às paredes dos vasos sanguíneos ou aumento da viscosidade sanguínea, incluindo doenças reumáticas, como esclerodermia sistêmica, lúpus, artrite reumatóide e outras.

A doença de Raynaud pode aparecer pela primeira vez em qualquer idade, mas a doença de Raynaud primária geralmente começa na adolescência. Se ocorrer em idade avançada, em homens, ou em combinação com outros sintomas, é necessário esclarecer o diagnóstico, pesquisar outra doença causadora da síndrome de Raynaud e realizar o tratamento adequado.

Infelizmente, a síndrome de Raynaud é uma doença crônica e não pode ser completamente curada, mas sob a influência da terapia, a frequência e a gravidade de suas manifestações são significativamente reduzidas.

Como a síndrome de Raynaud se manifesta?

As manifestações clínicas da síndrome de Raynaud geralmente ocorrem de forma intermitente e não levam a danos permanentes nos tecidos. No entanto, algumas pessoas podem ter episódios frequentes e graves da doença.

Durante um ataque de Raynaud, os vasos sanguíneos (geralmente nos dedos das mãos e dos pés) se estreitam por um curto período. O estreitamento impede que o sangue alcance os tecidos dessas áreas do corpo. Conforme o fluxo sanguíneo diminui, você pode notar os seguintes sintomas:

Descoloração da pele. No início, a pele fica branca devido ao fluxo sanguíneo insuficiente. Em seguida, fica azul como resultado da congestão venosa. Finalmente, a pele fica vermelha, refletindo a restauração do fluxo sanguíneo.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Dormência e / ou frio associados à diminuição do fluxo sanguíneo. A dor pode ocorrer durante um ataque de síndrome de Raynaud secundário.

Inchaço, formigamento, dores, febre e / ou geralmente ocorrem no final de um ataque quando o fluxo sanguíneo é restaurado.

Sem tratamento, a síndrome de Raynaud secundária pode ser complicada por danos aos tecidos. Como resultado do fornecimento insuficiente de sangue aos tecidos, surgem úlceras, mais tarde, via de regra, infeccionam, não cicatrizam por muito tempo e em alguns casos podem levar à gangrena dos dedos das mãos ou dos pés.

Úlceras são raras em Raynaud primário. Assim, é muito importante saber o mais cedo possível qual a forma de síndrome de Raynaud que se observa no seu caso, para prescrever o tratamento correto e prevenir danos aos tecidos.

O que causa a síndrome de Raynaud?

Até agora, a causa exata da síndrome de Raynaud não foi estabelecida. No entanto, sabe-se que os episódios de doença costumam ser desencadeados por calafrios e estresse emocional.

Quanto à síndrome de Raynaud secundária estão comprovados os principais motivos do seu desenvolvimento, como a inflamação das paredes dos vasos sanguíneos (vasculites) ou a sua trombose.

Qual é o tratamento para a síndrome de Raynaud?

O objetivo do tratamento é prevenir episódios de Raynaud e, no caso de Raynaud secundário, prevenir danos aos tecidos. Você pode conseguir isso protegendo-se do frio e evitando fatores como estresse emocional intenso, fumo, certos medicamentos (como betabloqueadores não seletivos), vibração e uso de drogas. Em alguns casos, o médico prescreve um tratamento especial.

Proteção contra frio

Para prevenir ataques da síndrome de Raynaud, você deve evitar o resfriamento do corpo.

Vista-se bem no clima frio e nas estações primavera-outono.

Use um chapéu em climas frios, pois seu corpo perde calor pelo couro cabeludo. Cubra as orelhas e parte do rosto com um lenço.

Use sapatos largos que não prejudiquem a circulação sanguínea nos pés.

Use meias quentes e / ou palmilhas grossas.

Use luvas, elas são mais quentes do que luvas.

Sempre leve um suéter ou uma jaqueta com você, mesmo no verão. Você pode precisar deles em quartos frios com ar-condicionado.

Use roupa de cama de flanela ou forro de cobertor. Se suas mãos e pés ficarem frios durante o sono, use meias e luvas antes de ir para a cama.

Certifique-se de manter uma temperatura suficientemente alta no apartamento.

Ligue um banho quente ou encha a banheira antes mesmo de começar a se lavar, para não entrar em contato com a água fria. Sempre feche a porta do banheiro para manter o calor dentro.

Peça ajuda a amigos ou familiares. Por exemplo, peça a alguém para ligar o carro em um dia frio. Evite tarefas domésticas que envolvam imergir as mãos em água fria.

Use mitenes ou luvas antes de retirar os alimentos do refrigerador.

Use recipientes especiais, luvas ou barras de apoio para segurar utensílios com bebidas frias ou alimentos.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta