A ansiedade é um transtorno cada vez mais comum no mundo de hoje. Parece que essa tendência de sofrer estresse e angústia continua crescendo … e não é surpreendente.
Levamos uma vida agitada, perdemos o contato com a natureza e as demandas externas estão se tornando cada vez mais poderosas. Você já sentiu os sintomas físicos de ansiedade?
Veja também – Exercícios para Diminuir a Ansiedade
Qual é a sensação de quando você tem ansiedade?
Os sentimentos que a ansiedade provoca podem ser resumidos assim: seu corpo está em alerta, mas você não tem ideia do porquê.
Na verdade, a ansiedade é um mecanismo de defesa muito importante para a sobrevivência. Ele está encarregado de fazer você fugir a toda velocidade se você encontrar um urso. No entanto, na vida moderna você não costuma correr na frente de um urso, mas ainda pode sofrer de palpitações, suores e pânico.
Nem todas as “ansiedades” são iguais
Existem muitas maneiras de sentir ansiedade e esse transtorno se manifesta com os mais diversos sintomas.
Algumas pessoas vivem em paz até que um dia têm um ataque de pânico que não parece estar relacionado a nenhum evento em particular. Essa é a ansiedade que vem depois da gota d’água e geralmente acontece com pessoas que têm dificuldade de expressar suas emoções e preferências.
Mas também há pessoas que sempre viveram mais preocupadas do que as outras, que não conseguem dormir na noite anterior a um encontro, um exame ou uma mudança. É uma ansiedade generalizada que sempre os acompanha e que pode se tornar um grande spoiler de suas vidas.
E também há aqueles que sofrem de ansiedade apenas durante um período da vida em que passam por uma experiência difícil, um momento estressante ou enfrentam um desafio exigente.
Quais são os sintomas físicos de ansiedade?
A ansiedade pode se manifestar como pensamentos negativos em loop que o perseguem aonde quer que vá. Ou pode assumir a forma de insônia recorrente . Ou pode ser que ele o ataque com seus múltiplos sintomas físicos . Você conhece os sintomas físicos de ansiedade?
Os mais comuns sintomas físicos de ansiedade
Cada pessoa convive com esse transtorno à sua maneira e muitas delas ainda conseguem entender sua ansiedade , domá-la e ouvir o que esses sintomas tentam lhe dizer. Mas, para fazer isso, o primeiro passo é saber reconhecer os sintomas físicos de ansiedade.
Onde você sente a ansiedade?
Você pode apontar a área do corpo onde a ansiedade é mais forte? Vamos falar sobre alguns dos sintomas físicos mais comuns de ansiedade. E você, onde você sente isso?
No estômago: dor de estômago
Como dor na boca do estômago, náuseas, mal-estar ou até diarreia . A ansiedade ataca o sistema nervoso, por isso é natural que o estômago seja uma das áreas piores paradas.
De forma literária, definimos apaixonar-se como “um frio na barriga”; decepções, como um chute no estômago; os nervos, como uma sensação de “estômago fechado”. A ansiedade também sabe como virar seu estômago de cabeça para baixo, e não é de admirar.
Garganta: sensação de sufocamento
Para algumas pessoas, os sintomas físicos de ansiedade estão concentrados na região da garganta: a incapacidade de engolir, respirar ou respirar normalmente. Algo como uma sensação desagradável de sufocamento.
No peito: aperto no peito
Na verdade, muitas pessoas ficam muito assustadas quando têm ansiedade porque pensam que podem estar sofrendo de um problema cardíaco . Não é surpreendente que os mais apreensivos possam vir ao pronto-socorro pensando que estão tendo um ataque cardíaco.
Mas nada mais! A ansiedade não mata. Na verdade, ele não tem a capacidade de machucar você mais do que um grande susto. A pressão no peito é uma resposta repentina de pânico, mas é inofensiva.
No coração: taquicardias
Você se lembra do exemplo do urso? Se você tiver que fugir de um predador, precisará de uma descarga de adrenalina para poder correr na velocidade máxima, melhorar sua visão espacial e ganhar força.
Isso é o que a ansiedade faz: toda uma injeção de adrenalina que pode causar um grande aumento na frequência cardíaca.
Claro, lembre-se de que não existe urso. As taquicardias são um sintoma “mais psicossomático”, ou seja, quanto mais medo você fica, mais tempo duram. Sim, é um ciclo vicioso que você só pode superar com um grande esforço de autocontrole: respire fundo: a ansiedade não pode machucá-lo. E assim a taquicardia diminuirá.
Na boca: seco e pastoso
Se você tem ansiedade, pode reconhecer essa sensação viscosa na boca , como se tivesse acabado de correr uma maratona sem uma gota d’água. É desagradável, mas você pode combatê-lo bebendo pequenos goles de água e fazendo exercícios respiratórios.
Esses são alguns dos sintomas físicos mais comuns de ansiedade, mas existem todos os tipos de sensações relacionadas ao nervosismo desse distúrbio: calafrios, sudorese, tontura, formigamento, tremores, etc.
Cada pessoa é diferente e é possível que no seu caso não tenha nada a ver com estes sintomas físicos ou que sejam ligeiros. Algumas pessoas roem as unhas quase a ponto de desaparecer ou cerram os dentes durante o sono (conhecido como bruxismo). Outras pessoas simplesmente sentem uma fome voraz que as leva à compulsão alimentar ou há aquelas cujo apetite é radicalmente cortado.
O mais importante é não se esquecer de que a ansiedade é realmente inofensiva: ela não pode matar você nem levar a nenhuma doença grave. Aprender a controlar a ansiedade é caro e geralmente envolve um longo processo de autoconsciência , mas você também pode aprender muito ao longo do caminho.
A vida é um estado de espírito. Aproveite!
A ansiedade que se sente costuma ser fisicamente sintomática. Se for este o seu caso, não se preocupe, pode melhorar os sintomas com um suplemento natural.
Centenas de pessoas já experimentaram. Nós encorajamos você a ver as opiniões de nossos clientes que você encontrará abaixo.
Lembre-se que é importante que você também vá ao seu médico habitual e conte-lhe sobre a sua situação para que, levando em consideração o seu histórico, ele possa orientá-lo da melhor maneira possível.
E se você está passando por um momento de ansiedade e quer compartilhar sua experiência, deixe-nos seu comentário um pouco abaixo. É um prazer saber sobre o seu caso e poder ajudá-lo.