Sonhar com cobra e a importância de ir além do comum

Índice

Os sonhos são, muitas vezes, chamados de “janelas” ou “portais” na crença popular. Logo, sonhar com cobra pode ter uma série de interpretações importantes, que são avaliadas por profissionais de várias áreas.

Assim, é uma experiência que envolve vários aspectos em um momento de vulnerabilidade. Afinal, quando nos deitamos para dormir, todo o nosso corpo relaxa e a mente ganha liberdade.

Da mesma maneira, aquilo que é retratado no sonho pode causar uma série de sensações. Já que alguns são divertidos e engraçados, enquanto outros emocionam, perturbam ou até assustam, trazendo traumas antigos ao presente.

Sonhar com cobra

Não á toa, é um dos estados mais estudados pelo homem, com clínicas especificas e pesquisas complexas do porque os pesadelos acontecem, como se desenvolvem, insônia e assim por diante.

Afinal, o que são os sonhos?

Do ponto de vista neurocientífico, os sonhos são experiências vividas experienciadas durante o sono. Como resultado, são definidos como um conjunto de elementos criados pelo cérebro com particularidades fisiológicas do sistema nervoso.

Comunidade da Fepo

Partindo para a psicanálise, os sonhos são abstratos e remetem ao inconsciente. Basicamente, é uma forma de acessar a psique e todas aquelas questões que não são acessadas enquanto estamos acordados. Ou seja, uma forma de expressar medos, desejos e traumas.

Mais importante que isso, a neurociência afirma que os sonhos funcionam com objetivos funcionais e, por isso, se contrapõem a psicanálise.

Mesmo diante de todas essas questões levantadas por cada ciência e abordagem, a realidade é que ainda não há uma resposta definitiva sobre o tema.

Com isso, vale destacar que não há quase nenhum controle sobre aquilo que é sonhado, as conexões podem ou não ser realistas e faz parte do ciclo natural. Mas você pode ou não lembrar disso.

Terapia online para sua saúde e bem-estar
Sonhar com cobra

Ciclos do Sono

Ao todo, o sono passa por quatro ciclos.

O primeiro é o Sono Leve, aquele que começa logo depois que você fecha os olhos e começa a relaxar, bem como a dormir.

Nesta fase, é fácil acordar com qualquer movimento, barulho ou desconforto. Geralmente, dura em torno de 10 minutos.

A segunda fase do clico é o Sono Leve Contínuo, quando o corpo já está relaxado. Logo, a sua menta ainda está atenta a tudo, mas você já esta dormindo. Logo, apenas coisas maiores podem acordar, como um bater de portas, alguém se mexendo perto de você ou tocando.

Chat de Apoio Emocional

Essa fase dura em torno de 20 minutos.

O terceiro ciclo é o Sono Profundo, sendo o mais importante por seu efeito restaurador.

Aqui, os músculos realmente relaxaram e a sensibilidade ao externo é reduzida. Justamente por isso, é mais difícil acordar. Portanto, a sua mente está desligada. Sem essa fase, você não descansa, não se recupera do dia e acorda cansado.

Por fim, a quarta fase do ciclo é o Sono REM e tem uma duração média de 10 minutos. Cabe destacar que essa fase costuma iniciar 90 minutos após o sono.

Justamente por isso, quem não chega nessa fase, não alcança todos os benefícios que o sono pode causar.

Se você sofre com a Paralisia do Sono, saiba que é nesta fase do ciclo que costuma acontecer.

O sono REM é reconhecido por ser o momento no qual os olhos se movem rapidamente. Mas também por ser o instante no qual as funções cognitivas acontecem.

O que significa sonhar com cobra?

Existem diversas possibilidades ao sonhar com cobra. Seja lutando com o animal, ao ser mordido, apenas ver uma serpente se rastejando, ver muitas cobras, uma morta, de cor estranha, falando com ela, e assim por diante.

Como resultado, você precisa considerar não apenas o sonho, mais outros aspectos menos relevantes.

Segundo Freud, as cobras representam um desejo sexual inconsciente, que vem a tona no momento de vulnerabilidade, que é o sonho. Por estar mais susceptível ao inconsciente, esses desejos conseguem emergir da psique humana.

Já Jung, um grande nome no quesito sonhos, diz que as cobras surgem para representar algum conflito interno. Esse conflito pode ou não ser pessoal, ter ligação com arquétipos universais e mais.

Assim, o pai da psicanálise afirma que a cobra é um símbolo fálico. Ou seja, representa o pênis. Desse modo, ao sonhar com o animal, há uma relação com a sexualidade ou com pessoas masculinas que fazem parte da sua vida. Se for homem, pode representar sua própria masculinidade.

Por outro lado, quando uma mulher sonha com cobras, Freud afirma que seria uma maneira de ver a energia masculina que existe.

Jung ressalta que as serpentes têm uma relação com a discrepância.

Em outras palavras, ao sonhar com o réptil, a sua consciência e instinto estão em conflito. Cabe destacar ainda que ele fala sobre como ser um animal que personifica coisas ameaçadoras que fazem parte da vida.

Sonhar com cobra – Significados mais comuns

Diante dessa dualidade entre bem e mal, sabedoria, conflitos e consciência, os principais significados de sonhar com cobra na psicanálise incluem medos relacionados a:

  • Sexualidade;
  • Conflitos;
  • Decepcionar alguém;
  • Traições (amizades ou românticas);
  • Vidas duplas;
  • Desejos reprimidos;
  • Personalidade fraca;
  • Fragilidade do ego;
  • Lembranças reprimidas.

Ao mesmo tempo, pode ter relação com problemas familiares, mentiras, descobertas ou o medo do animal.

Portanto, para entender a que o sonho faz referência, é preciso observar outros aspectos da vida, como os acontecimentos ou dúvidas que estejam cercando o indivíduo naquele instante.

A cobra em diferentes aspectos

Enfim, é importante dizer que a cobra é um dos animais mais ressaltados em diversas obras e possui uma simbologia gigantesca.

Na filosofia, o animal representa a sabedoria. Tanto a forma de ver o mundo quando as escolhas que são feitas para o bem e o mal. Por isso, é usada para representar aquele que é perspicaz e rápido, bem como aquele que manipula os demais.

Já na mitologia grega, esse réptil é símbolo de cura e regeneração. Isso decorre de ser representado por Asclépio.

Segundo a história, o pai de Asclépio, Apolo, foi quem retirou o filho do ventre da mãe, Tessália. Ela por sua vez, foi acusada de traição e queimada após o “parto”. Como resultado, o filho ficou com Kiron, um centauro.

Está gostando do conteúdo e quer começar um processo profissional de cuidado mental e psicológico? Conheça os profissionais Fepo e agende agora mesmo a sua sessão!

Mas também existe a história de que Apolo teria matado uma píton na juventude por esta tentar violar Leto durante a gravidez.

Inclusive, essa ideia de sabedoria e regeneração é usada na Enfermagem, sendo a cobra o símbolo da área. Aqui, o réptil vem para simbolizar a força vital, renovação, renascimento e também a criação, vida e morte.

No cristianismo, a cobra representa a manipulação e a mentira (devido a história de Adão e Eva). Enquanto no budismo representa uma ascensão do espírito e a superação de obstáculos.

E outras palavras, há uma grande dualidade na simbologia desse animal.

É ruim sonhar com cobra?

Por ser um animal repleto de simbolismos, é frequente uma interpretação confusa e duvidosa ou que siga suas crenças pessoais.

Aqueles que seguem a religião cristã, possuem a crença da cobra ser um animal traiçoeiro, perigoso e manipulador. Como resultado, os sonhos costumam adotar um aspecto negativo, com medos, inseguranças e perturbações.

Já para os espiritas, a cobra adota uma simbologia de sabedoria, como no budismo. Dessa forma, os sonhos podem ser compreendidos de maneira mais tranquila e simples.

Então, para avaliar o seu sonho, considere as suas percepções sobre este animal. Ademais, chegamos à vertente psicológica.

Partindo de Freud, a cobra terá um significa de desejo reprimido, algo ligado a sexualidade, podendo representar uma figura masculina que faça parte da sua vida. Para Jung, pode indicar medo e o papel que você reproduz. Tudo isso voltado para a psique humana.

Uma simbologia interessante foi apresentada por Thaís Khoury em uma reportagem da Globo. Nela, a psicoterapeuta aponta o sonhar com cobra como um ciclo que está por vir, de transformação. Dessa forma, seria uma “deixa” sobre parar de ser tão passivo na vida, e assumir “as rédeas” da própria história.

Podemos trazer essa percepção de transformação a algo que vemos em outros sonhos e simbolismos. A Fénix, por exemplo, é reconhecida por “se levantar das cinzas”. A cobra, pela troca de pele, que dá espaço para um novo eu repleto de possibilidades.

Sendo assim, pode ou não ser algo ruim. Mas sonhar com cobra traz oportunidades.

Afinal, é uma maneira de você avaliar melhor a própria vida, considerar seus medos e inseguranças, reavaliar as pessoas que fazem parte dos seus ciclos mais íntimos.

Ponto de vista: cobra verde, cobra branca, cobra preta…

Pode haver uma série de variações, cobra verde, cora preta, cobra coral, cobra amarela, cobra grande e muitos irão fazer associação a vida sexual, no entanto isso não quer dizer que tenha relação com a vida real.

Cada tipo de sonho, terá um significado diferente para cada um, assim é importante que entre em contato consigo mesmo para que possa entender os símbolos e a mensagem que quer dizer.

O poder dos sonhos na vida humana

Por fim, vale destacar que os sonhos tem um papel importante na existência humana desde antes desses simbolismos todos.

Através dos sonhos, o cérebro revisita situações, reavalia riscos e traz novas/antigas situações à tona. Isso evita o esquecimento de pontos importante e ativa o cérebro, fortalecendo a memória.

Sonhar com cobra

No cotidiano, isso auxilia com a reflexão, evita a impulsividade, faz você avaliar melhor as escolhas e consequências, reduz a postura defensiva e a estagnação. Como tem um caráter de transformar e trazer novas experiências a mente, renova e provoca um desapego, como um presságio, para que você preste mais atenção aquilo que acontece.

Para saber mais sobre questões mentais, transtornos, dicas para ter uma vida mais leve e cuidados básicos para preservação pessoal, conheça o Blog Fepo.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta