Sonhar com criança – Descubra os significados

Índice

Sonhar com criança, geralmente, traz um forte simbolismo de capacidade de aprendizado, esperança e ingenuidade. Justamente por isso, traz um sentimento de positividade e pureza.

Entretanto, também existem sonhos que podem indicar um alerta para alguma coisa que pode acontecer ou mesmo para alterar o curso de alguns acontecimentos.

Além disso, é essencial considerar o contexto todo do sonho e não apenas um aspecto dele. Logo, você entenderá exatamente o que o seu inconsciente está tentando lhe dizer.

sonhar com criança

É bom ou ruim?

Sempre que um sonho distinto acontece, a primeira pergunta que surge é: o que exatamente isso quer dizer, é algo bom ou ruim?

No geral, para chegar a uma resposta, é preciso considerar o filme como um todo, não apenas um tópico ou o que aparece de forma isolada.

Comunidade da Fepo

Assim, mesmo que as crianças sejam um símbolo de liberdade, criatividade, inocência e até de espontaneidade. Em contraponto, a criança também é sinônimo de medos irracionais, emoções a flor da pele, pensamentos (muitas vezes) dissimulados e até aspectos comportamentais característicos.

No hinduísmo, por exemplo, o intervalo da infância é chamado de balya. Segundo a tradição, um estado onde ainda acontece o aprendizado, a busca pelo conhecimento.

Ao mesmo tempo, na tradição cristã, as crianças são sinônimos de pureza, mas também de atitudes pueris, ou seja, imaturas.

Logo, é preciso considerar que as crianças são seres, geralmente, ingênuos e falíveis, que não avaliam bem as consequências ou mesmo o longo prazo. Então, o sentido da vida e a forma com a qual a sua criança interior vive/existe, pode trazer esses sonhos à tona.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Justamente por isso, há essa dualidade representada pelos pequenos nos sonhos. Uma questão a ser considerada conforme tudo o que está acontecendo.

Inclusive, podemos destacar a psicologia de Jung, que aponta esses sonhos como “puer/puella aeternus” ou “eterno jovem”. Basicamente, o psiquiatra fala sobre a importância e os aspectos da criança de cada um, bem como da resuma a crescer.

Significados de sonhar com criança

Com tantos significados possíveis, entender alguns dos significados principais de sonhar com criança é a melhor maneira de compreender melhor o que o seu inconsciente pode estar tentando lhe avisar.

Sonhar que segura uma criança

Se você sonhar que segura uma criança no colo ou mesmo abraçando (sem que ela toque o chão), é um sinal de responsabilidade excessiva por terceiros.

Chat de Apoio Emocional

Ou seja, você está “cuidando” demais de outros, sem cuidar de si mesmo.

Geralmente, esse tipo de sonho acontece quando há uma sobrecarga mental e/ou física em cuidar de um indivíduo. Seja ele infantil, problemático ou mesmo com alguma deficiência.

Muitas vezes, isso pode ser notado em uma relação amorosa ou de amizade. Quando você é aquele se dedica para continuar mantendo esse laço vivo, faz tudo o que pode para ajudar e mais.

Em contraponto, o outro não faz o mesmo.

Dessa forma, é hora de começar a considerar melhor o cuidado de si mesmo e até a forma como os outros te tratam, e porque deveria se afastar de alguns.

Sonhar com criança brincando

Um dos melhores sonhos com criança é ver os pequenos brincando ou mesmo participando da brincadeira. Já que é um bom presságio.

Esse tipo de sonho mostra que novas realizações e alegrias estão por vir e você pode ser o responsável por elas. Essas alegrias podem acontecer no âmbito familiar, social ou profissional.

Além disso, quando você brinca no sonho de forma efetiva, esse presságio é ampliado, mostrando que a harmonia e o equilíbrio que tanto buscava estão por vir.

Se a criança não estiver brincando, mas demonstrar felicidade, isso significa que uma boa fase está iniciando. Essa fase será realmente especial e pode privilegiar suas realizações e sonhos.

Sonhar com criança doente ou chorando

Em contraponto, as crianças doentes ou chorando não indicam um ponto positivo.

Nesses casos, a criança pode demonstrar não estar feliz, doente ou mesmo desnutrida. Em qualquer caso, é um reflexo da sua criança interior.

Portanto, é um sinal de que está reprimindo toda a sua felicidade, sonhos, criatividade e a naturalidade que possui.

Assim, leva tudo muito a sério, está continuamente ansioso ou estressado, não cuida de si mesmo como deveria, etc.

Portanto, comece a observar o que realmente faz para si, como pode melhorar e se tornar sua melhor versão.

Inclusive, se a criança estiver de castigo, isso significa que a sua tomada de ação está impulsiva demais, sem avaliar tudo como deveria. Ou seja, uma postura infantil frente a vida adulta.

A criança impede você de alguma coisa

Sempre que a criança do sonho impede que você faça alguma coisa, geralmente impondo uma decisão, isso pode significar que está rígido demais.

Muitas vezes, é uma forma do seu inconsciente dizer que pode estar reprimindo demais a si mesmo, tendo apenas momentos sérios e não apostando na sua felicidade.

Então, é preciso considerar quais comportamentos estão destoantes daquilo que você quer, buscar maneiras de ter uma vida mais leve, bem como alcançar a sua própria felicidade.

Se essa criança do sonho está tomando uma decisão de forma clara, é sinal de que está se expressando de forma errada, que o seu lado imaturo está acima do seu amadurecimento.

O mesmo vale para crianças que estão fazendo coisas que não deveriam. Como dirigir um carro (algo completamente de risco).

Sonhar com criança desconhecida

Geralmente, o nosso inconsciente traz rostos conhecidos para os nossos sonhos, já que isso traz mais segurança.

Porém, se você não reconhece a criança, isso pode significar que coisas novas estão a caminho. Como ideias, oportunidades, pensamentos ou mesmo responsabilidades.

Dessa forma, é hora de crescer e aceitar esses estímulos, entender o que precisa ser feito, mas também equilibrar com o seu lado mais criativo, intuitivo e franco.

Inclusive, se essa criança ajudar você a realizar alguma coisa, significa que um desenho ou sonho será realizado ou que alguma situação do passado virá à tona para ser completamente finalizada.

Todas as informações lidas aqui são para fins de recreação, ou seja, não tem função terapêutica. Além disso, não tem validade de previsão ou embasamentos científicos. Por isso, é essencial que você consulte um especialista diante de qualquer aspecto mental, emocional e/ou físico.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta