Sonhar com dente caindo – Descubra os significados

Índice

Sonhar com dente caindo, na maioria das vezes, é um verdadeiro pesadelo. Seja por causar um grande desconforto, dor ou mesmo receio de que aquilo, algum dia, aconteça.

Dessa maneira, é um acontecimento que pode ter vários significados, sendo um aspecto da aparência humana que é retratada a séculos. Não à toa, muitos tratamentos que conhecemos hoje, começaram a ser estudadas a milênios. Confira!

dente caindo

O que a história da Fada do Dente nos mostra?

A história da Fada do Dente ainda faz parte do imaginário de muitos adultos, inclusive transmitindo isso aos mais novos.

Em resumo, essa lenda diz que, quando um dente cai, você pode colocá-lo debaixo do travesseiro para que, durante a noite, seja trocado por uma moeda.

No Brasil, outra tradição relacionada aos dentes surgiu: ao jogar o dente em cima do telhado, um desejo seria concedido ao dono. Essa lenda também é comum na Ásia.

Comunidade da Fepo

A realidade é que a história da fada surgiu, provavelmente, por volta do século 18 na França. Com ela, temos uma amostra sobre o tema: os dentes são cercados de certo misticismo, bem como a perspectiva de desejos a serem realizados, ganhos e seres mágicos.

Sonho com dente caindo é bom ou ruim?

A perda dos dentes na primeira infância é algo natural. Quando os dentes de leite caem para dar espaço aos definitivos. Entretanto, isso não torna o momento mais fácil.

Mesmo sabendo que novos virão, a ideia de ficar sem os dentes, com as “janelinhas”, pode ser algo incômodo ou até divertido. Por isso, a interpretação dos sonhos também envolve a sua vida e tudo o que está acontecendo naquele instante, bem como a forma com a qual interpreta determinadas situações.

Em resumo, associados os sonhos com dentes com uma narrativa individual e um universo interior. Ou seja, relacionado as suas ações, visões, sentimentos, emoções ou mesmo o local no qual está.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Logo, entender se é bom ou ruim pode depender da maneira com a qual se sentiu. Desde uma libertação para uma nova fase ou a vergonha e falta de sorrisos.

Sonhar com dente caindo: significados

Muitas vezes, quando esse sonho começa a acontecer, convidamos as pessoas a analisar a maneira com a qual se relacionam com o próprio sorriso.

Não é incomum que a preocupação com os dentes, uma dor/desconforto ou mesmo comentários de terceiros atinjam o inconsciente. O resultado, são esses sonhos. Mas, quando isso não está acontecendo, é importante avaliar outras perspectivas.

Tudo é passageiro

Um dos significa para sonhar com dente caindo é trazer a tona a percepção de que nada na vida é eterno, tudo é temporário.

Chat de Apoio Emocional

Pensando nos dentes, nascemos sem eles e, em seguida, vem os de leite. Depois, esses caem para dar espaço aos novos dentes, que serão os companheiros da vida adulta. Na terceira idade, é comum a queda.

Ou seja, existe uma constância de mudanças, que precisam ser vividas e que não podem ser evitadas.

Então, esse sonho pode significar que você está se prendendo a algo que deve ser “abandonado”, que não está lidando bem com as mudanças ou mesmo que espera uma certa estática da vida.

Assim, vale lembrar que as coisas são temporárias, que praticamente tudo é mutável e que o tempo vai passar.

Vergonha

Sonhar com dente caindo também pode ser sinônimo de vergonha.

A vergonha é um dos sentimentos humanos mais aterrorizantes para alguns, já que causa grande insegurança, mina a autoconfiança/autoestima, pode humilhar e, nem sempre, é esquecido facilmente.

Neste cenário, o sonho pode ser uma vergonha por algo que tenha feito, mesmo que outros não saibam disso.

Quando erramos, por exemplo, tentamos ao máximo evitar que isso “se espalhe”, em uma tentativa de conter os danos e evitar os sentimentos que podem surgir. Principalmente pelo medo de ser julgado.

Dessa forma, é importante realizar uma autoavaliação, para compreender se existem motivos para esse sentimento. Se sim, busque entender a que isso está ligado e como pode resolver a situação.

Sonhar com dente caindo: momentos de desconfiança ou afastamentos

Um dos significados mais comuns para os dentes caindo durante um sonho é a quebra de algo na rotina, algo que você estava completamente “certo”.

Logo, pode significar que está passando por algum momento muito difícil e que, neste instante, há uma desconfiança em relação a alguém.

Muitas vezes, isso acontece quando um relacionamento não está indo bem e há essa tentativa de resolver a situação. Mas, as coisas parecem não se encaixar mais porque algo “quebrou essa confiança”.

Ao mesmo tempo, pode ser sinal de um afastamento ou perda. Isso pode ou não ser algo que você deve resolver. Se estiver se afastando de alguém importante, o sonho pode ser um sinal de atenção, para evitar isso.

Falta de felicidade

Como os dentes estão diretamente ligados a estética e ao sorriso, sonhar que eles estão caindo pode significar uma falta de felicidade na vida, algum desgosto ou descontentamento, bem como a perda da alegria e vivacidade.

Isso acontece porque essa perda faz com que você não “mostre os dentes”, ficando continuamente com um aspecto sério.

Ao mesmo tempo, pode significar que você não está expressando aquilo que realmente sente, dizendo o que te incomoda ou impondo os limites necessários em relação a outras pessoas.

Enfim, é importante começar a fazer isso: sorrir mais, buscar a própria felicidade, se expressar corretamente, encontrar coisas que te façam feliz.

Da mesma forma, não deixe que outros passem por cima das suas necessidades. Coloque limites e estabeleça uma posição na sua vida na qual você é o protagonista.

O sonho pode ter significado para uma pessoa, mas outras pessoas podem ter interpretações com outros significados. A leitura dos fatos depende do ponto de vista de cada um. Ainda, cada tipo de sonho pode mudar muito as interpretações, por exemplo se a arcada dentária era de um jeito, se era um dente mole, se ocorreu morte, os detalhes mudam o significado.

Todas as informações lidas aqui são para fins de recreação, ou seja, não tem função terapêutica. Além disso, não tem validade de previsão ou embasamentos científicos. Por isso, é essencial que você consulte um especialista diante de qualquer aspecto mental, emocional e/ou físico.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta