Teste vocacional realmente funciona?

Índice

O futuro e a carreira que cada um vai seguir quando se tornar adulto é uma preocupação constante, principalmente na transição entre o ensino médio para a faculdade, que é um período complexo que surge diferentes dúvidas. Uma das principais questões é qual curso superior cursar e como escolher qual profissão seguir diante de tantas opções acessíveis na atualidade. 

Para auxiliar o estudante nesta fase importante e bastante decisiva, um teste vocacional pode ser realizado a fim de apontar os cursos que mais se encaixam com o perfil de cada pessoal. Entretanto, muitas dúvidas surgem a respeito do teste, especialmente, se ele realmente funciona, como é sua aplicação, dentre outras questões. 

Antes de mais nada, é preciso entender que os testes vocacionais não são mágicos e não existe uma exatidão perfeita. Descobrir a vocação de uma pessoa é um processo complexo e nunca haverá uma resposta simples para esse dilema. Todavia, no presente artigo, falaremos um pouco mais sobre esta prática e esclareceremos as possíveis dúvidas com relação a aplicação e utilidade deste método.

Veja também – Atendimento psicológico: Como Funciona?

Afinal, o que é um teste vocacional? 

O teste vocacional é uma ferramenta que pertence à área de Orientação Vocacional e tem o claro objetivo de ajudar os estudantes no encontro com a profissão que mais se assemelha com as suas características. Para tanto, este método vem com a proposta de auxiliar os indivíduos na identificação de possíveis compatibilidades com os diferentes campos existentes no mercado de trabalho e o seu perfil motivacional. 

A Orientação Vocacional, também conhecida como Orientação Profissional é feita com o acompanhamento psicológico de um profissional ideal e especializado em auxiliar pessoas que estão passando por um momento de transformação e integração na área profissional. Por isso, o objetivo não é somente avaliar como também auxiliar nesse momento de incertezas, entendendo os valores, expectativas e habilidades da pessoa. 

Além disso, a visão para o mercado são pontos avaliados para que a pessoa consiga fazer as escolhas com responsabilidade, visando resgatar sua visão para o futuro e identificação com as profissões que mais encaixam com o seu perfil. Com a realização deste método, as chances de realização profissional aumentam, reduzindo a possibilidade de frustrações com a carreira, abandono e mudanças de curso superior. 

Motivos para fazer um teste vocacional 

O período de escolha profissional não é simples quanto possa parecer e presume que a pessoa possua conhecimento sobre si mesmo, sobre a sua maturidade e tenha informações suficientes sobre o seu período escolar e profissional que possa servir como sustento da sua decisão neste momento. Diante disso, depara-se com diferentes situações em que os resultados de possíveis profissões possam ser favoráveis ou gerar frustrações.  

Neste sentido, o teste vocacional é uma opção para embasar as decisões e torná-las mais fáceis e assertivas diante de algumas incertezas que são comuns neste momento da vida. Assim, há menos propensão de sofrer mudança no percurso da profissão e menos frustração com uma carreira que não está de acordo com o perfil de cada pessoa específica. 

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Porém, é preciso entender que não são todas as pessoas que realizam o teste vocacional ficam plenamente seguras de suas escolhas, afinal, diferentes mudanças podem acontecer no caminho de todos e não se pode descartar a possibilidade de estar sujeito a mudar de pensamento e profissão ao longo dos anos por se encontrar e se identificar com outras áreas. 

Entretanto, o teste vocacional possui uma proposta muito efetiva, pois atua como um instrumento de segurança em meio às decisões que os jovens precisam tomar e que acontecem ao mesmo tempo, por exemplo, desafios pessoais, escolha da carreira, posicionamento social e outras questões emocionais e pessoais. Este auxílio por meio da técnica profissional é uma alavanca que traz segurança, tranquilidade e encontro com a identidade profissional que tanto procura. 

Além disso, outros pontos positivos e que podem ser vistos como motivação para a realização do teste vocacional são: 

  • Redução da ansiedade no momento da escolha da carreira; 
  • Aquisição de autoconhecimento;
  • Proteção da saúde mental, ao passo que fazer a escolha certa pode evitar frustrações e futuras infelicidades;
  • Boa qualidade de vida, pois trabalhar com o que gosta e se encontrar na área em que atua é essencial para a realização pessoal;
  • Motivação para estudar, já que ao saber o caminho que deseja trilhar, o estudante se sente mais motivado e determinado a conseguir o que quer. 

A aplicação do teste vocacional 

A aplicação do teste vocacional é feita por um especialista no assunto, preferencialmente, por um psicólogo que conseguirá analisar com mais detalhes e aptidão os interesses, gostos, expectativas e todos os fatores individuais que são importantes para esta descoberta. O profissional que aplicará o teste vocacional terá experiência em carreira, autoliderança e demais assuntos relacionados para as sessões de orientação vocacional. 

Esta orientação pode ser feita de maneira individual ou em grupos, tudo dependerá da preferência e escolha de cada um. Vale mencionar que, na internet, existem diferentes opções de testes vocacionais disponíveis que podem até auxiliar na orientação, mas para conquistar uma resposta aprofundada do assunto só um profissional capacitado pode conceder. 

Os encontros para orientação vocacional incluem aplicação de teste vocacional que tem como um de seus principais objetivos focar na estrutura pessoal de cada e, com isso, compreender sua complexidade e entender a personalidade, anseios, maturidade e propósitos. A partir de uma análise detalhada, o especialista consegue propor um tipo de “diagnóstico vocacional” com base nas informações que possuiu ao longo das sessões.

Qual a idade ideal para a realização do teste vocacional? 

Não existe uma idade ideal para que o teste vocacional seja feito, porém não são indicados para crianças, por exemplo. Normalmente, este tipo de método é melhor aproveitado e realizado por adolescentes que estão em fase de vestibular, passando pelo ensino médio. O teste também pode ser indicado para adultos que procuram crescer na carreira ou não se sentem felizes e querem mudar de profissão. 

A influência dos pais e responsáveis na escolha da carreira de seus filhos

Claro que não há uma idade exata para procurar um profissional e pedir auxílio para a decisão de qual área se enquadra mais com a personalidade da pessoa em questão. No entanto, existem fatores pontuais que influenciam neste encontro com a profissão que cada um quer seguir, principalmente, quando são jovens e os pais dão suas opiniões e conselhos a respeito disso. 

Com toda certeza, de forma ampla, os pais querem o melhor para os seus filhos, bem como a sua felicidade plena em sua vida pessoal e profissional. Por isso, toda influência paterna pode simbolizar a ideia de felicidade e independência financeira de seus filhos, pois, seguindo a ordem natural da vida, em algum momento, é preciso ser livre e não depender da proteção dos pais. 

Mas, determinadas vezes, esta influência pode ser negativa, visto que o pai pode não ter conhecimento das carreiras que existem na atualidade e o desejo de seus filhos no momento. Por exemplo, há anos atrás, a lista de cursos nas faculdades continha apenas uma parte das alternativas que possuem hoje. Um pai pode acabar sendo conservador de acordo com sua época e não considerar as inúmeras opções.

Ou então, pode ser liberal demais e não aconselhar o seu filho de maneira correta a fechar um raciocínio e entrar em um acordo de acordo com os parâmetros de sua realidade. Portanto, é de extrema importância realizar uma orientação vocacional com um profissional, pois ele analisará e olhará para a pessoa de fora, sem ter relações familiares com ela. Estará em um exercício de encontro de acordo com suas reais vontades, características e expectativas. 

A importância do profissional de Psicologia neste percurso 

Como mencionado ao longo de todo o artigo, um profissional qualificado é de extrema importância nesta jornada do jovem ou do adulto no seu encontro e identificação de áreas que possam se relacionar com seus interesses, valores, anseios, dentre muitas outras características individuais e, a presença do psicólogo pode esclarecer com mais assertividade e engajamento, visto que ele é formado e experiente para tal realização.

Neste sentido, a orientação vocacional é realizada de forma séria, eficaz e com menos chances de frustrações, considerando que um psicólogo consegue fazer leituras profundas e descobrir suas vontades, características e onde seu perfil encaixa mais por meio de conversas e contato direto, sendo estas, as chamadas sessões. Portanto, a presença deste profissional é fundamental para que o teste, de fato, funcione e seja como o esperado.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta