Uso e benefícios da psicologia online

Índice

Não é novidade a aplicação de novas tecnologias na área da saúde, desde por volta de 1960 e as tecnologias de informação e comunicação (TICs) foram utilizadas na área médica para envio de imagens radiográficas a diferentes grupos médicos para contrastar os diagnósticos. Da mesma forma, no caso da psicologia, o início do uso das TICs poderia se dar em 1961, quando um grupo de psicólogos incorporou a videoconferência em psicologia online. No entanto, o uso da Internet como veículo de terapia abrangente é bastante inovador. Pode-se dizer então que estamos diante do nascimento de uma forma de tratamento: a intervenção pela Internet.

Veja também: Você sabe quais os sintomas da depressão? – Saiba quais

Como funciona Psicologia Online?

São muitas as possibilidades que a Internet oferece para a atuação do psicólogo em terapias online, como guardar uma sessão para análise posterior, enviar e-mails entre as sessões para acompanhamento, realizar sessões terapêuticas por chat, telefone; além do uso dessas ferramentas não requererem mudanças nos princípios e práticas da psicoterapia, uma vez que nem métodos nem teorias são modificados.

uso_e_beneficios_da_psicologia_online

Mas não existem vantagens apenas para o psicólogo, mas também para quem faz terapia online, são os benefícios:

Comunidade da Fepo

O anonimato e a privacidade são aprimorados, facilitando a sinceridade e a desinibição no relacionamento terapêutico com o psicólogo online.

A cobertura e o acesso são aumentados para pessoas que, devido às suas circunstâncias pessoais, não podem seguir a terapia tradicional: desde pessoas com deficiência que não têm mobilidade, pessoas que têm de percorrer longas distâncias para encontrar uma terapia adequada às suas necessidades, pessoas com determinados distúrbios psicológicos ou físicos que não permitem que saiam de casa, mesmo pessoas que, por causa de seus problemas, se sentem estigmatizadas pelo que nunca iriam a uma consulta tradicional, etc.

Os custos são reduzidos, pois a consulta em si é mais barata, pois não existem custos derivados da manutenção das instalações que afetem o preço das sessões, da mesma forma que o utilizador evita custos derivados da deslocação.

Permite dar continuidade e acompanhamento à terapia entre as sessões, pois graças aos e-mails de acompanhamento, a pessoa fica motivada para fazer seus exercícios em casa, e possibilita o esclarecimento de dúvidas de forma mais imediata.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Permite ao paciente realizar as sessões quando quiser, sem ter que deixar de fazer outras atividades e mantendo discrição, já que neste caso não há necessidade de pedir autorização no trabalho ou centro de estudos.

Esta terapia é muito indicada para os jovens, uma vez que estão muito em contato com estas ferramentas, manuseiam-nas bem e as consideram atraentes e fáceis.

As terapias online podem ser caracterizadas do ponto de vista da interação entre psicólogo e usuário, se ambos se encontram no mesmo horário, a terapia é síncrona, no caso de intervenção por chat ou telefone, este tipo de terapia torna possível a maioria das ações de uma consulta psicológica tradicional. Caso não ocorra esta reunião temporária, a intervenção é assíncrona, como é o caso de correio, fóruns, etc. O que promove reflexão e alívio emocional por meio da escrita, da mesma forma que agiliza a psicoeducação do usuário. Portanto, dependendo do objetivo terapêutico buscado, uma ou outra metodologia de contato deve ser utilizada.

Os estudos realizados até agora para verificar a eficácia da psicologia online mostram resultados positivos:

Chat de Apoio Emocional

Nos transtornos de ansiedade, foi observado que tanto nas fobias, fobia social, transtorno do pânico e agorafobia, estresse pós-traumático e transtorno obsessivo-compulsivo, a terapia online é benéfica, mantendo uma terapia sincrônica, simultaneamente entre o paciente e o psicólogo, por meio de chat ou telefone.

Nos transtornos depressivos, a melhora terapêutica é observada por meio de acompanhamento por chat e e-mail. A sessão telefônica também está incluída para manter um alto grau de contato com o psicólogo.

Nos transtornos alimentares, como insatisfação corporal, preocupação com o peso, bulimia e anorexia, chat terapia e acompanhamento pelo correio apresentam bons resultados

Abuso de substâncias, nos programas de prevenção do alcoolismo e do tabagismo, o contato pelo correio mostra-se muito positivo.

As terapias online são igualmente benéficas na psicoterapia infantil, em distúrbios como encoprese, distúrbio desafiador de oposição, déficit de atenção, enurese noturna, distúrbios do sono.

Da mesma forma, a psicologia online é aplicada com bons resultados a outras áreas como a psico-oncologia, emergências psiquiátricas, reestruturação de pensamentos irracionais, prevenção do suicídio, suporte para doenças crônicas, disfunções sexuais, adesão ao tratamento, insônia, relaxamento, excesso de peso, emergências e desastres, terapia de casais, violência doméstica, dependência sexual, estresse no trabalho.

Programa de Atendimento Social

Por tudo isso, a psicologia online e sua terapia, está se tornando uma magnífica alternativa à terapia tradicional.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta