Tipos de temperamento

Índice

Os tipos de temperamento englobam um formato de classificação humana. Em síntese, são observadas as características individuais, bem como os padrões de comportamento.

Com isso, temos uma perspectiva de como as pessoas são e lidam com as coisas que acontecem, seja no âmbito pessoal, profissional ou social.

Imagem 1 do artigo Tipos de temperamento

Vale dizer que o temperamento é uma palavra comumente usada para se referir aos aspectos psicológicos, morais, as tendências de uma pessoa e mais.

Sob esta perspectiva separamos as características de cada uma dessas classificações, para você entender e compreender em qual desses grupos de enquadra.

Boa leitura!

Comunidade da Fepo

Tudo começa com o pai da medicina

Primeiramente, tudo começa com Hipócrates, considerado o pai da medicina e responsável por diversas questões que fazem parte da nossa rotina.

Inicialmente, temos a importância do equilíbrio e desequilíbrio internos. Com isso, Galeno cria a teoria dos 4 humores ou temperamentos baseado na propensão e na personalidade.

No começo, Hipócrates criou os humores sangue, fleuma, bílis amarela e bílis negra. Na época, isso permitia explicar a saúde e as doenças humanas que já existiam, bem como aquelas que surgiam, quando a medicina ainda não tinha algumas respostas.

Essa teoria tem sua base nos quatro elementos do universo: ar, terra, água e fogo; bem como nas quatro qualidades: calor, úmido, seco e frio.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Sendo que tudo isso está relacionado.

Com essas pesquisas, Galeno desenvolve os temperamentos primários e secundários, além de destacar pontos fortes e fracos.

Entretanto, tudo isso está aliado a fatores externos, que influenciam no ser humano. Como a educação, cultura, ambiente e experiências anteriores. 

Importante: a maioria das pessoas possuem combinações de tipos de temperamento, ou seja, mais de um tipo. Com isso, combina características.

Chat de Apoio Emocional

No geral, as principais combinações encontradas são:

  • Sanguíneo-Colérico
  • Fleumático-Melancólico
  • Sanguíneo-Melancólico
  • Fleumático-Colérico
  • Sanguíneo-Fleumático
  • Fleumático-Sanguíneo
  • Melancólico-Fleumático
  • Melancólico-Colérico
  • Colérico-Sanguíneo
  • Melancólico-Sanguíneo

Por isso, é comum que você tenha combinações de características adversas, conforme a situação. Como se super controlador e impaciente no trabalho, mas super paciente e passivo na vida pessoal.

O que é uma pessoa de temperamento fleumático?

O temperamento fleumático é amplamente conhecido por englobar aquelas pessoas que fazem tudo o que podem para evitar um conflito.

Justamente por isso, são pessoas mais sonhadoras, pacíficas, controladas, equilibradas e até passivas. Com isso, as emoções são sentidas de forma mais amena, quase fraca, levando a uma lentidão nas reações.

Simultaneamente, são indivíduos que não guardam rancores dos outros, conseguem ter uma visão mais objetiva das coisas, geralmente são super amigável e conseguem ouvir os outros com tranquilidade.

Provavelmente, você tem um amigo assim, que também é aquela pessoa que media as situações, tem boas habilidades sociais. Algumas vezes, são tipos como indiferentes e reservados.

Programa de Atendimento Social

Sendo pacientes e observadores, conseguem ter mais disciplina.

Entretanto, são pessoas mais resistentes a mudanças, frequentemente são bastante indecisos, ao evitar confrontos podem dificultar a resolução de problemas, não conseguem expressar suas opiniões ou emoções.

Neste cenário, podem e tornar pessoas mais reprimidas, levando a dificuldades.  

Dicas importantes

Diante de todas essas características, existem algumas dicas importantes para evitar que essas características se tornem um problema.

Primeiramente, avalie se essa passividade e tentativas de evitar confrontos não coloca você em uma posição vulnerável.

Em alguns casos, os fleumáticos acabam ficando em segunda plano, com os outros “passando por cima”.

Da mesma maneira, não expressar as opiniões e sentimentos pode contribuir com um quadro de depressão e ansiedade.

Assim, é importante validar a si mesmo, cuidar do seu estado físico e mental, se posicionar quando necessário e entender quais as lutas que devem ser lutadas.

Pontos de melhoria

  • Indecisões;
  • Introversão;
  • Desmotivação;
  • Desconfiança;
  • Calculista (aproveitar coisas novas).

O que é o temperamento sanguíneo?

Entre os tipos de temperamento, o sanguíneo é uma referência a esse fluir.

Com isso, são pessoas mais comunicativas, alegres e despreocupadas. Então, são indivíduos que sentem tudo de forma intensa, reage rapidamente, são otimistas e esperançosas.

Frequentemente, os sanguíneos são famosos por serem amáveis, simpáticos e calorosos, que falam a todo instante, fazem amizades enquanto estão na fila e ocupam o espaço.

Neste cenário, a impulsividade aliada a sensibilidade faz com que muitos sejam egoístas e até explosivos. Diante disso, não passam despercebidos, não guardam rancores, mas não tem o hábito de guardar para si. Ou seja, ao falar algo, é provável que também ouça.

Se você tem um amigo sanguíneo facilmente notará que são pessoas que chamam atenção, falam e estão sempre em movimento, que parecem fluir pela vida.

Dicas importantes

O temperamento sanguíneo exige que esses indivíduos aprendam a lidar com toda a espontaneidade.

Para evitar conflitos e desafios, é importante que esses sujeitos aprendam a segurar um pouco as reações, avalie melhor as coisas, bem aprenda a ter maior controle das emoções. 

Inclusive, uma dica é que essas pessoas se envolvam em áreas onde as características básicas sejam funcionais. Como empreendedorismo, vendas, liderança e interações humanas.

Pontos de melhoria

  • Indisciplina;
  • Egocentrismo;
  • Exageros;
  • Medos;
  • Insegurança.

O que é uma pessoa de temperamento melancólico?

O temperamento melancólico é um dos mais profundos dentre os humores.

Com isso, são pessoas mais sensíveis, tímidas, artísticas, detalhistas, fiéis e que, continuamente, escolhem profissões e atividades que possam exercer sozinhas.

Os melancólicos são pessoas com um pensamento pessimista e amplamente criativo, uma combinação que pode ser perigosa. Com as emoções intensas, podem acabar remoendo mágoas.

Simultaneamente, são sujeitos comprometidos e dedicados, cautelosos e críticos, algo que pode ajudar dependendo da área no qual atuam.

Dicas importantes

Todas as características do temperamento melancólico acabam por fazer esses indivíduos serem desconfiados, solitários e detalhistas.

Uma dica importante é que muitos melancólicos podem cair mais facilmente em um estado de tristeza. Além disso, na busca por garantir que tudo fique perfeito, a indecisão e o medo podem surgir junto com uma frustração contínua.

Sendo super criativos, essas pessoas precisam aprender a avaliar diferentes cenários, trabalhar na sensibilidade e reduzir a inflexibilidade.

Pontos de melhoria

  • Mau-humor;
  • Confusão/indecisão;
  • Antissocial;
  • Inflexibilidade;
  • Críticas excessivas.

O que é o temperamento colérico?

Por fim, um dos tipos de temperamento é o colérico, marcado pela ambição e pelos comportamentos explosivos. Simultaneamente, são pessoas com ampla capacidade de planejamento, energia e ambição.

Frequentemente, são aquelas pessoas que se dedicam muito a alguma coisa e alcançam feitos incríveis, ocupam posições de poder e buscam crescimento contínuo.

Dessa forma, se dão bem em posições de liderança, comando e planejamento.

Entretanto, todas as características também englobam um caráter mais rancoroso, agindo rápido nas mais diversas situações, bem como possui uma intensidade nas emoções.

Enfim, são pessoas cheias de energia, motivação, autoritários e dominantes.

Dicas importantes

Como são pessoas que agem por impulso, intensas e cheias de energia, os coléricos podem tomar decisões equivocadas, reagir irracionalmente e com raiva, ignorar os demais e agir de forma insensível.

Ao mesmo tempo, o temperamento colérico tende a ser dominador, por isso, é importante regular essa energia, praticar suas melhores habilidades e ser mais paciente.

Uma dica especial é usar todas as características para crescer e atingir novas metas. Desse modo, evita a impaciência, melhora seu planejamento e conquista mais coisas.

Pontos de melhoria

  • Impaciência;
  • Sarcasmo;
  • Intolerância;
  • Vaidade;
  • Autossuficiência excessiva.

Entenda os tipos de temperamento e não use isso como destino imutável

Por fim, um dos principais erros daqueles que começam a entender sobre os tipos de temperamento é considerar isso como um destino, algo imutável.

Quando isso acontece, muitos justificam suas falhas, faltas e dificuldades como algo “natural” e até esperado.

Conforme aponta Goleman ao trazer o conceito de Inteligência Emocional, entender o seu tipo de temperamento é um passo para compreender coisas que faz no piloto automático, bem como aquilo que deve ser melhorado.

Todo indivíduo consegue desenvolver suas competências e garantir que os “pontos fracos” sejam melhorados e/ou expandidos.

Imagem 2 do artigo Tipos de temperamento

Então, com auxílio profissional, você entende quais são suas características, define quais são as metas, o que deseja melhorar em si mesmo e seus traços distintivos.

Por exemplo, suponha que sua principal característica seja o popular “gênio forte”. Assim, trabalhe para ser uma pessoa mais empática, tranquila, calma e harmônica, para reduzir os níveis de estresse e ansiedade.

Dessa forma, evita conflitos (algo bastante comum), sabe exatamente quais são as “brigas” que precisa ter e quais podem ser “deixadas”, direciona sua energia para atividades mais interessantes, etc.

A regra é: melhore os aspectos a serem melhorados, evitando os excessos. Ao mesmo tempo, tenha isso como algo contínuo.

Descubra qual o seu temperamento

Enfim, descobrir qual dos tipos de temperamento predomina na sua vida é o primeiro passo para evoluir e resolver pendências pessoais ou profissionais.

Porém, nem sempre é simples identificar quais são suas características mais fortes, pontos de atenção e questões que precisam de maior cuidado.

É pensando nisso que o processo terapêutico vem para tornar tudo isso mais concreto e palpável, para você entender de forma prática, avaliando suas tomadas de decisões e observando a sua história.

Ao mesmo tempo, as vivências, considerando pessoas e o ambiente, transformam algumas características pessoais, alterando suas principais formas de agir e reagir.

Sendo assim, um indivíduo sanguíneo, marcada pela alegria e despreocupação, pode se tornar melancólica, ficando mais sensível e tímida.

Agora, qual o seu temperamento? Aqui na Fepo, você encontra profissionais altamente capacitados para lhe auxiliar nesse processo de descoberta, evolução e tornar a sua jornada do bem-estar mais eficaz e acessível. Confira!

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta