Transtorno de déficit de atenção / hiperatividade - TDAH

Índice

O transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH) é um tipo de transtorno do desenvolvimento.

Os sintomas característicos do transtorno de déficit de atenção / hiperatividade incluem “descuido” que não é adequado para a idade, “hiperatividade” que mostra pouco interesse ou interesse devido à falta de concentração em qualquer coisa que não seja o que você gosta e ação imediata sem pensar no que você descobriu.

Você pode ver a “impulsividade” no transtorno de déficit de atenção / hiperatividade que muda repentinamente. Por ser difícil de controlar de acordo com a situação, vários sintomas como erros e descuidos são mais perceptíveis do que outras pessoas. Portanto, pode interferir no dia a dia no trabalho ou em casa.

Nos últimos anos, conforme o TDAH se tornou conhecido no mundo, é fácil atrair a atenção, como descuido, hiperatividade e impulsos, mas, inesperadamente, você pode ser capaz de manter a concentração e cometer poucos erros.

Muitas pessoas com transtorno de déficit de atenção / hiperatividade podem fazer uso total de seus talentos tendo suas próprias perspectivas e ideias abundantes e, ao demonstrar sua impulsividade na direção adequada, serão capazes de agir, de modo que possam desempenhar um papel ativo na sociedade.

Comunidade da Fepo

O TDAH é uma doença que geralmente é diagnosticada depois de se tornarem adultos. Você pode ser examinado e diagnosticado com TDAH. Também é caracterizada pelo fato de que as mudanças nas relações humanas, decorrentes do descuido, perturbam o equilíbrio da mente e têm maior probabilidade de serem acompanhadas por outros sintomas, como depressão e insônia.

Se você acha que pode sofrer com transtorno de déficit de atenção / hiperatividade, entre em contato conosco o mais rápido possível. Fepo psicólogos online.

transtorno de déficit de atenção hiperatividade

Causas do transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH)

A causa detalhada é desconhecida neste estágio, mas acredita-se que haja algum tipo de disfunção no cérebro por natureza. Portanto, existem duas causas principais.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Existe um viés na regulação funcional da área pré-frontal do cérebro

A área pré-frontal da região cerebral está localizada na parte anterior do lobo frontal e ocupa cerca de 30% da região cerebral em humanos. No entanto, é cerca de 10% para macacos e cerca de 7% para cães. Em outras palavras, é indispensável para um comportamento “semelhante ao humano”.

Diz-se que o próprio lobo frontal contém áreas relacionadas ao movimento, como a área motora primária, mas a área frontal é uma atividade específica do ser humano, como pensamento, julgamento, atenção, planejamento, autocontenção, comunicação etc. que outros animais não possuem.

No transtorno de déficit de atenção / hiperatividade, acredita-se que características como “descuido, hiperatividade e impulso” apareçam devido ao viés na regulação funcional da área pré-frontal.

Falta de neurotransmissores no cérebro

Todas as células nervosas não estão conectadas e existe uma lacuna chamada “lacuna sináptica”. Os “neurotransmissores” são importantes para transmitir estímulos e informações às células nervosas vizinhas.

Chat de Apoio Emocional

Os neurotransmissores são liberados das extremidades das células nervosas, movem-se pela fenda sináptica e transmitem informações às células nervosas vizinhas.

Alguns neurotransmissores estão relacionados à motivação e excitação, como noradrenalina e dopamina, e alguns estão relacionados à inibição, como a serotonina. O TDAH pode transmitir informações normalmente devido à pequena quantidade desse neurotransmissor. Acredita-se que não foi cortado.

Sintomas de transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH)

Descuido

  • Não consigo cumprir o prazo, mesmo para tarefas importantes

As crianças podem não ser capazes de completar seus deveres de casa diários e tarefas de férias longas, e os adultos podem não ser capazes de completar documentos importantes dentro do prazo e podem ser rotulados como “pouco crescidos” ou “não podem trabalhar”.

  • Eu não posso pedir coisas ou fazer as coisas

Às vezes, uma criança está fazendo sua lição de casa, mas se distrai com outros estímulos, como TV e jogos, e não consegue se concentrar em uma coisa. Os adultos podem não ser capazes de planejar bem quando vários empregos chegam, e os empregos podem se acumular. Isso levará ao acima “não pode cumprir o prazo”.

  • Perdeu o que você precisa, muitas coisas deixadas para trás

As crianças esquecem o que levar para a escola em casa ou esquecem de dar os documentos que têm de dar aos pais. Os adultos perdem rapidamente suas necessidades diárias, e se esquecem do trabalho e dos compromissos. Porém, no caso das crianças, também é um sintoma de que elas podem não perceber depois de se tornarem adultas devido ao apoio do ambiente ao seu redor (pais, professores, amigos).

Programa de Atendimento Social

Hiperatividade

  • Inquietação

As crianças frequentemente sacodem suas mesas e cadeiras e constantemente tocam em alguma coisa. Nos adultos, o corpo é sacudido em pequenos passos e a inquietação é dominada.

Impulsividade

  • Muitas vezes fala demais

Você pode dizer o que pensa imediatamente ou pode começar a falar mesmo que a outra pessoa esteja no meio da conversa.

  • Compras por impulso

Você perde o controle de seus próprios desejos, como comprar o que deseja sem pensar no futuro.

  • Frustração

Se você não conseguir o que deseja, ou se seus desejos não forem atendidos, você rapidamente ficará frustrado e gritará ou baterá em algo.

Como tratar membros da família e outras pessoas com transtorno de deficiência de atenção / hiperatividade (TDAH)

O comportamento acima é visto no TDAH. Pode ser frustrante e estressante para membros da família e outras pessoas. Nunca levante a mão ou grite nessa hora. A pessoa com transtorno de déficit de atenção / hiperatividade realiza as ações acima, não porque seja mal treinado ou sem esforço, mas porque não pode controlar seu próprio comportamento devido ao viés da função cerebral.

Por exemplo, quando uma criança com transtorno de déficit de atenção / hiperatividade frequentemente esquece ou perde algo, ela não esquece. Por outro lado, se ficar zangado muitas vezes, você se sentirá estressado, e há o risco de bater em outra criança com a mão ou falar mal, como um alívio.

Além disso, no caso de adultos, pode causar aversão a si mesmo e depressão. O difícil para as pessoas com transtorno de déficit de atenção / hiperatividade é que o ambiente será muito melhorado pensando em contramedidas juntos e tentando dizer palavras positivas. Além disso, as crianças hiperativas e impulsivas estão cheias de energia.

Nesse caso, é aconselhável proporcionar um local onde a energia possa ser dissipada, como esportes e lazer.

O psicólogo se concentra em ações que podem ser abordadas na vida diária, como listar tarefas (trabalho) enquanto verifica com o psicólogo o que ele não faz bem no tratamento psicossocial (aconselhamento) e situações em que erros e impulsos podem ocorrer.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta